sábado, 6 de fevereiro de 2021

Datas no Arco da Porta do Cerco

A primeira Porta do Limite ou Porta do Cerco remonta ao século 16, mas a mais conhecida, porque ainda hoje existe, foi construída na segunda metade do séc. 19.
Dedicado à memória do Governador João Maria Ferreira do Amaral, bem como à tomada do forte de Passaleão por Vicente Nicolau de Mesquita, no Arco da Porta do Cerco encontram-se quatro lápides, duas no exterior e outras duas no interior. As duas primeiras evocam as datas do assassinato de Ferreira do Amaral - 22 de Agosto de 1849 - e a tomada do forte de Passaleão - 25 de Agosto de 1849. Nas outras duas encontram-se gravadas as datas de 22 de Agosto de 1870 e 31 de Outubro de 1871, respectivamente, a data do início da construção e a data da inauguração.
Na década 1980
O Brasão que entretanto 'desapareceu'
Séc. 21 

No topo está gravado o lema da marinha portuguesa: 
Excerto do Boletim da Província de Macau e Timor, 31.5.1873
"Arco das Portas do Cerco. Obra construida segundo o plano que achamos delineado tendo sido inaugurado o seu acabamento por ordem do governo da colonia no dia 31 de outubro anniversario natalicio de Sua Magestade Fidelissima El Rei o sr D Luiz I. Este arco construido no caminho principal que de Macau segue a varias povoações chinas é dedicado à memoria do benemerito ex governador João Maria Ferreira do Amaral e á tomada do forte de Passaleão conforme se acha publicado no Boletim Official do governo nº 44 de 30 do referido mez (1871)".

Sem comentários:

Enviar um comentário