domingo, 8 de janeiro de 2023

Governor's Summer Palace: imagens estereoscópicas

"Era deveras bonito o pequeno Palácio da Flora, habitação também do governador, com um jardim do estilo de Le Notre, os viveiros d'onde saíram as árvores que actualmente povoam as encostas de Macau". As palavras são do Conde de Arnoso - no livro Jornadas pelo Mundo - que chegou a Macau a 23 de Junho de 1887, juntamente com Tomás de Sousa Rosa para rumarem a Pequim com vista a assinar o primeiro Tratado Luso-Chinês. 

 American Stereoscopic Company, Manufacturers and Publishers, New York
Governor's Summer Palace, Macao, China
Copyright 1900 by R. Y. Young

O Jardim da Flora começou por ser propriedade do padre Vitorino José de Sousa e Almeida que ali construiu em 1848 um palacete desenhado pelo arquitecto macaense José Tomás de Aquino. O palacete seria vendido ao governo em 1872-1873 para ser a casa de verão dos governadores. 
Adolfo Loureiro no livro "No Oriente, de Nápoles à China" a certa altura refere-se à visita que ele e o governador Tomás de Sousa Rosa fizeram em 1883 aos viveiros da Flora: "Aqui estivemos examinando os viveiros e as sementeiras florestais, para as quais o meu bom amigo Rosa teve muitas vezes de empunhar a enxada para ensinar os chins como qualquer saloio dos arredores de Lisboa sabe fazer os alfobres, os machos e as regadeiras. A arborização daquelas encostas vai auspiciosa, e grande serviço presta o Governador ocupando-se de tão grande melhoramento. Como aqueles sítios serão bonitos, quando os terrenos esbranquiçados, cortados de sulcos abertos pelas águas das chuvas, áridos e secos, estiverem vestidos de verdura!..."
O Palácio da Flora viria a ser destruído numa explosão em Agosto de 1931

PS: Amanhã publico mais de uma dezena de imagens sobre esta tragédia.

 Garden and summer Palace of the Governor, Macao, China
Copyright 1900 by Underwood & Underwood
 In the Garden of the Governor's Summer Palace
Copyright 1900 by Underwood & Underwood
Governor's Summer Palace, 1909
Copyright 1901 by C. H. Graves

Sem comentários:

Enviar um comentário