segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Pintura "View of the Praya Grande": uma leitura...

Este óleo sobre tela com uma "Vista da Praia Grande" faz parte do espólio do Museu de Arte de Fukuoka (Japão). Pertencente à chamada "escola chinesa", desconhece-se o autor. Tem 74,3 cm x 44,5 cm e está datado como sendo de meados do século 19. Na baía múltiplas embarcações típicas da região, nomeadamente os juncos, tancares e sampanas.
Alguns elementos permitem datar esta pintura como sendo posterior a 1872 e anterior a 22 Setembro de 1874 (data de um tufão que destruiu as cúpulas das duas torres da Sé): 
do lado esquerdo tem o edifício residência da família Remédios construído em 1870 (viria a ser o Hotel Boa Vista em 1890) e do lado direito, por baixo do Quartel de S. Francisco a bateria rasante 1º de Dezembro que foi construída em 1872.
De cima para baixo: Ermida da Penha, Residência família Remédios e Fortaleza do Bom Parto, onde terminava o caminho (não havia ainda ligação ao porto interior).

À esq. (cima): Teatro D. Pedro V e igreja e convento Sto. Agostinho;
Em baixo: Palácio das Repartições, Correios e Fortim S. Pedro (bandeira da monarquia portuguesa).

Igreja da Sé (esq.) e vista parcial da igreja Mater Dei (Ruínas S. Paulo).

Vapor a pás da Hong Kong, Canton and Macao Steamboat Co.

Nas embarcações representadas destaca-se o vapor a pás, típico da época, que fazia a ligação marítima entre Macau, Hong Kong e Cantão. Duas bandeiras nesse vapor permitem identificá-lo como pertencendo à Hong Kong, Canton and Macao Steamboat Company (fundada em 1865). A bandeira da esquerda é o símbolo da empresa enquanto a da direita é a bandeira da então colónia britânica.
No topo a Fortaleza do Monte; em 1º plano a bateria 1º de Dezembro, a Fortaleza S. Francisco e o Grémio/Clube Militar (de 1870) com o jardim S. Francisco atrás

Sem comentários:

Enviar um comentário