terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Dúvidas sobre as 'marcas' na porcelana "Fabricado em Macau"

De vez em quando leitores do blogue enviam-me perguntas sobre a porcelana com marcas como "Made In Macau" ou "Fabricado em Macau". Existem muitas destas peças em Portugal (mas não só) já que durante várias décadas eram trazidas pelos militares que faziam comissão em Macau e também pelos macaenses espalhados pela diáspora, não só no nosso país como também nos EUA, Austrália, Brasil, etc...
Muitas das vezes surgem inscritos nestas peças de porcelana - para uso na cozinha ou apenas para decoração - alguns caracteres chineses. Ora, só esta parte é um 'mundo'. Não sou um especialista no tema, posso apenas acrescentar que existe abundante bibliografia sobre o tema, nomeadamente em inglês.
Veja-se este primeiro exemplo de uma peça, enviado por uma leitora que pretendia saber "mais ou menos a década em que foi decorada".
Neste caso, os caracteres estão de tal forma 'desbotados' que é difícil perceber com exactidão o significado. Acresce que consoante as épocas também os caracteres assumem 'contornos' ligeiramente diferentes. Ou seja, com o passar do tempo os caracteres foram sendo simplificados.
Para dar algum contexto...
Na verdade esses produtos - os produzidos no século 20 - não eram fabricados na íntegra em Macau. As peças vinham da China continental, nomeadamente da vizinha província de Guangdong, em material bruto, e depois em Macau as peças eram pintadas.
A chamada porcelana "Made in Macau" foi uma importante actividade comercial no território entre as décadas de 1950 e 1980. Em 1981 Macau tinha mais de 40 fábricas de porcelana policromada, empregando um total de cerca de 2.000 pessoas. A unidade de produção mais importante era a Heng Hui Polychrome Porcelain - 恒辉彩瓷行 - que chegou a empregar cerca de mil pessoas e tinha uma fábrica adicional em Shantou. Por esta altura as exportações ascendiam a 26 milhões de patacas.
Voltado aos caracteres chineses, a sua inscrição remete para o período  de uma determinada dinastia em que a decoração das peças foi inspirada. No essencial existem no mercado apenas peças de duas dinastias, a Ming e a Qing - ao todo abarcam cerca de 500 anos - sendo esta última - a Qing - a marca que mais habitualmente se encontra nas peças de porcelana.
Tomando como exemplo a imagem acima, os dois caracteres da esquerda (cima e baixo) significam Período e Fabrico. Já os da direita significam Qian e Long. Ou seja, trata-se uma peça feita tendo por base o período do imperador Qian Long (1711-1799).
A peça da imagem abaixo é exactamente do mesmo período.

Curiosidade 1: A partir do final da década de 1960 foram produzidas peças que passaram a ter inscrito o caracter Fang 仿, que significa copia/imitação.
Curiosidade 2: Não sendo muito habitual por vezes encontram-se peças que têm inscritos os caracteres que significam Macau.
A peça acima (década de 1980/90) tem um autocolante com a expressão "For decorative purposes only. Not for food use. Made in Macau" /"Apenas para fins decorativos. Não usar para comer. Feito em Macau"
Os caracteres chineses significam que é uma peça inspirada nas produzidas durante a dinastia Qing no reinado do imperador Tong Zhi (1862-1874).

Sem comentários:

Enviar um comentário