sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Ano Novo chinês em 1926

Há 100 anos o ano novo chinês teve início a 13 de Fevereiro. Era o Ano do Tigre - também de fogo. Nesse dia um grupo de turistas passou pela cidade e registou para a posteridade o momento.
Juncos ancorados no Porto Interior na década 1920

Notícia do jornal A Pátria a 12 de Fevereiro de 1926:
Ano Novo Chinês
Grande numero de licenças para o jôgo de clu clu têm sido passadas na Secretaria Geral do Govêrno, cêrca de mil, vendo-se grande movimento nas vias públicas onde se encontram muitos estabelecimentos com artísticas decorações e reclamos engraçados.
A festa do Ano Novo representa para os chineses a mais importante e, por êsse facto, usam êles nestes dias os seus melhores vestidos o que dá um aspecto muito interessante ao movimento da cidade, especialmente nas grandes artérias, sendo o número principal desta festa o jôgo de clu clu.
Atraída por êstes tradicionais costumes, também a população não chinesa tem por hábito freqüentar os lugares de jôgo nestes dias, fazendo as suas paradazinhas, as quais por vezes atingem grossas quantias, pelo que, se tornam muito interessantes as suas fisionomias quando voltam para casa, notando-se vulgarmente mais tristeza que alegria, mas... lá está o ditado «Quem corre por gôsto não cansa.»

Sem comentários:

Enviar um comentário