terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Istmo Taipa-Coloane: 1964 a 1968

As obras do istmo de 2200 metros de comprimento e 7 metros de largura que ligou as ilhas da Taipa e Coloane - onde fica actualmente a zona denominada Cotai - começaram a 1 de Junho de 1964. Ao fim de quatro anos - e de serem conquistados ao mar cerca de 400 hectares de terras - a empreitada ficou concluída. A inauguração oficial esteve marcada para 28 de Maio de 1968 (uma data simbólica para o Estado Novo) mas o artigo abaixo refere 2 de Junho.
Artigo publicado no Boletim Geral do Ultramar ( XLIV- 516) de Junho de 1968:
O governador de Macau, brigadeiro Nobre de Carvalho, procedeu, em 2 de Junho, no meio do maior entusiasmo das populações locais, à inauguração da estrada de ligação entre as ilhas de Taipa e Coloane, empreendimento de grande envergadura e da máxima projecção no futuro económico dos dois territórios. A estrada, com um comprimento de 2225 metros, assenta numa estrutura trapezoidal, com uma base inferior de 37 metros e base superior de 10,06 metros, e com a altura de 7 metros. 
A obra importou em 22 150 contos*. Assistiram à cerimónia personalidades do maior relevo na vida oficial e particular da Província, portuguesas e chinesas, registando-se, também, a presença de muito público. Num gesto pleno de simbolismo, o casal mais idoso do concelho das Ilhas, depois da inauguração oficial, deu os primeiros passos na nova estrada, no meio dos maiores aplausos da assistência. As populações das duas ilhas ficam, assim, mais estreitamente irmanadas, podendo ajudar-se, mutuamente, no desenvolvimento dos seus recursos naturais que oferecem incontestável abundância, sendo a primeira vantagem desta ligação a possibilidade de Coloane fornecer água potável à Taipa, onde ela escasseia. 
Falou o director das Obras Públicas, Eng.º Tomás Siu, e depois o brigadeiro Nobre de Carvalho que proferiu um discurso em que começou por prestar homenagem aos governadores seus antecessores que, de qualquer maneira, intervieram no empreendimento, agora tornado realidade. Mais adiante, o orador acentuou que este melhoramento estava perfeitamente dentro da política da Revolução Nacional, a propósito do que lembrou o nome do prestigioso estadista, Professor Doutor Oliveira Salazar, que vem presidindo com tanta dignidade e patriotismo aos destinos da Nação portuguesa. O governador de Macau rendeu, igualmente, homenagem ao Presidente da República a quem a Nação deve tantos e assinalados serviços. Por fim, o orador acentuou que o Ministro do Ultramar muito se tem preocupado com os complexos problemas da Província, dando o maior apoio às iniciativas do Governo de Macau. As cerimónias tiveram a presença de representantes de todos os órgãos da Informação pública locais, incluindo a Rádio, uma equipa da televisão de Hong-Kong e representantes da Imprensa estrangeira.
* cerca de 4 milhões de patacas.

Sem comentários:

Enviar um comentário