sábado, 17 de dezembro de 2022

120º aniversário do BNU Macau

O BNU celebrou este ano - 20 de Setembro - 120 anos de actividade em Macau, sendo o banco português mais antigo e o primeiro emissor de moeda do território.
Anúncio de Janeiro de 1932 no jornal A Voz de Macau

Excerto do Boletim da Província de Macau e Timor de 3 de Abril de 1890:
"Tendo-se suscitado duvidas em algumas das províncias portuguesas do ultramar sobre a epocha exacta da expiração do praso de previlegios, concedidos ao Banco Nacional Ultramarino por carta de lei de 16 de Maio de 1864, e prorrogados por carta de lei de 27 de Janeiro de 1876, e solicitando também o dito Banco a definição oficial da referida epocha, Sua Magestade El-Rei, havendo presentes os preceitos das duas citadas leis, e dos decretos de 12 de Novembro de 1864, 13 de Setembro de 1865 e 22 de Abril de 1869, e conformando-se com o parecer do conselheiro procurador geral da corôa e fazenda, datado de 10 do corrente. 
Ha por bem mandar declarar aos governos e governos geraes das aludidas provinciais, e bem assim ao indicado Banco Nacional Ultramarino:
1º - Que no dia 13 de Setembro de 1890, cessarão para o Banco Nacional Ultramarino os privilégios da fundação e administração exclusivos de estabelecimentos bancários no ultramar e isenção do pagamento de contribuições e impostos, e a dispensa do serviço de cargos públicos e municipais para os seus empregados nas províncias ultramarinas.
2º - Que, em igual dia de 1900 cessará o exclusivo da emissão de notas nos domínios ultramarinos, Macau exceptuado, onde não existe.
O que tudo, pela secretaria d’estado dos negócios da marinha e ultramar, se communica ao governador da província de Macau e Timor, para seu conhecimento e devidos effeitos. - Paço, em 5 de Fevereiro de 1890 - a) João Marcelino Arroyo.”
100 patacas - 1919

Apesar da data de aniversário - 20 de Setembro de 1902, data da abertura da agência ao público - a 8 de Agosto de 1902 foi registada uma transferência bancária telegráfica de Londres, feita pelo primeiro gerente do BNU Macau, Félix Duarte Costa, no valor de 600 libras, através do Hong Kong and Shangai Bank.
A 30 de Novembro de 1901, o BNU assinou em Lisboa um contrato com o Estado onde se obrigava a estabelecer, no prazo máximo de noventa dias, caixas filiais em Luanda, Benguela, Nova Goa, S. Tomé, S. Tiago de Cabo Verde, Moçâmedes e Moçambique, e, no prazo máximo de seis meses, agências na Ilha do Príncipe, Bolama, Cabinda, Inhambane, Quelimane e Macau.
Mas voltemos a 1902...
Em 20 de Setembro desse ano a agência abriu portas no nº 9 da Rua da Praia Grande com um capital de 25.119,85 patacas, através de créditos obtidos pela sede, em nome do gerente Félix Costa, no Hong Kong and Shangai Banking Corporation. 
Foi Félix Costa quem contratou para trabalhar no banco  um guarda livros, 2 escriturários e um servente. Os vencimentos mensais do pessoal oscilavam entre as 509 patacas (para o gerente) e as 5 patacas (do servente). 
Ainda durante o mandato de Félix Costa foram emitidas as primeiras notas próprias de Macau - começaram a circular em Janeiro de 1906 - e foi transferida a agência para o antigo Palácio das Repartições (onde está hoje o antigo Tribunal, frente à estátua de Jorge Álvares, onde se manteve até à inauguração do edifício-sede do BNU Macau em 1926.
Com Félix Costa foi ainda nomeada a primeira representação do banco em Hong Kong, a firma Rozário & Cia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário