sexta-feira, 20 de março de 2015

“A Cozinha de Macau da Casa do Meu Avô” - versão trilingue

A fim de promover e transmitir a gastronomia macaense, item do património cultural intangível, o Instituto Cultural lança uma edição revisada de “A Cozinha de Macau da Casa do Meu Avô” em versão chinesa e em versão bilingue português-inglês, permitindo a um leque mais alargado de leitores ficarem a conhecer as técnicas gastronómicas únicas de Macau.
No início do séc. XVI, durante os Descobrimentos, os portugueses viajaram desde a Europa até ao Oriente, combinando pouco a pouco modos de vida, hábitos e cozinha de diferentes regiões da África e Ásia, de diferentes povos e de diferentes culturas, desenvolvendo a cozinha de cada sítio e enriquecendo grandemente a sua gastronomia original. 
A cozinha macaense tornou-se numa importante cultura gastronómica ao longo de centenas de anos, sendo igualmente um produto histórico da cultura marítima dos portugueses. As técnicas da gastronomia macaense foram inscritas na Lista do Património Cultural Intangível de Macau em 2012.
Graça Pacheco Jorge, a autora do livro, pertencente a uma antiga família macaense, não tem poupado esforços para promover a gastronomia macaense, continuando a organizar e divulgar actividades relacionadas com a mesma, incluindo palestras, workshops e cursos de formação, e participando ainda em documentários sobre a gastronomia local realizados em Portugal, Japão e Hong Kong. Em 1992, o então Instituto Cultural de Macau lançou uma edição portuguesa de “A Cozinha de Macau da Casa do Meu Avô”. 
Passados mais de vinte anos, Graça Pacheco Jorge reviu as receitas originais e adicionou novos pratos. De modo a permitir a ainda mais leitores estrangeiros compreenderem a cultura macaense única bem como os seus hábitos de vida através da sua gastronomia, o Instituto Cultural encomendou a tradução do livro, publicando agora uma versão em chinês e uma versão bilingue português-inglês.
Nota: Comunicado do ICM de 12.3.2015; o livro será apresentado ao público muito em breve em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário