"Macao is now linked to neighbouring Hong Kong by a fast, frequent hydrofoil service, the first international operation of its kind in the world."
Excerto de uma edição de 1965 da revista da British Overseas Airways Corporation.
Postal ilustrado do hydrofoil Flying Albatross |
Nesse mesmo ano pode ler-se no Travel Guide to the Orient and the Pacific:
"These hydrofoils move at a good clip and make the crossing four times daily in about 1,4 hours."
A viagem de 75 minutos - face às 3 horas dos 'velhinhos' ferrys que também faziam a ligação Macau-Hong Kong mas atracavam no Porto Interior - veio revolucionar a ligação marítima com Hong Kong.
A empresa Hongkong Macao Hydrofoil Co Ltd começou a operar em Maio de 1964 ligando Macau a Hong Kong por via marítima a partir do Porto Exterior. Numa primeira fase as viagens - 40 milhas de distância - eram feitas apenas durante o dia. Outra das empresas que também tinha hidroplanadores era a Far East Hydrofoil Co.
Existiam dois tipos de embarcações. Os PT20 com capacidade para 28 passageiros e os PT50 com capacidade para 125 passageiros. O Flying Phoenix e o Flying Kingfisher, foram os primeiros a funcionar e eram do tipo PT20 sendo construídos em Itália. O Flying Flamingo e o Flying Condor, por exemplo, eram do tipo PT50.
Bilhete de hydrofoil no valor de 20 patacas |
Sem comentários:
Enviar um comentário