domingo, 24 de abril de 2022

Aniversário do "príncipe herdeiro": 1838

A pompa e circunstância referida nesta "Ordem ao Batalham e Fortalezas" publicada no "Boletim Official do Governo de Macao" a 19.9.1838 deveu-se ao facto de se assinalar o "primeiro aniversário natalício de Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro da Coroa Portugueza". Trata-se de D. Pedro V, o primeiro príncipe a nascer em Portugal depois do longo exílio da família real no Brasil.
A ordem era para o toque de alvorada ser feito pelos músicos do Batalhão do Príncipe Regente e para todas as fortalezas terem "embandeiramento geral" acrescentando-se em algumas - Fortaleza do Monte. S. Francisco e S. Pedro - a exigência de uma "salva real de 21 tiros" ao meio-dia.
Relatos da época confirmam que todas as embarcações junto a Macau também se embandeiraram "prova do regozijo que tiveram" pela celebração da data.
O príncipe herdeiro referido era Pedro V (Lisboa, 16 Setembro 1837 – Lisboa, 11 Novembro 1861), apelidado "o Santo", "o Esperançoso" e "o Muito Amado".
Era o filho mais velho da rainha D. Maria II e do rei D. Fernando II. Ascendeu ao trono com apenas 16 anos de idade, após a morte da mãe, tendo o pai exercido as funções de Regente do Reino até à sua maioridade. Seria o Rei de Portugal e dos Algarves (casou com a Rainha D. Estefânia) até à morte em 1861. Ou seja, morreu com apenas 24 anos. Sucedeu-lhe o irmão D. Fernando.
Curiosidade: existe em Lisboa o Jardim do Príncipe Real.

Sem comentários:

Enviar um comentário