As duas imagens são a frente e verso de uma cartão de visita do estúdio de fotógrafia chinês Pun Lun, um dos mais conceituados em Hong Kong desde meados do século 19 até aos primeiros anos do século 20. Para além de se dedicar aos retratos, o estúdio teve também bastante sucesso na venda de fotografias de paisagens/reprodução de pinturas, incluindo de Macau, representada neste cartão com uma perspectiva da baía da Praia Grande.
Pun-Lun, Photographer & Ivory Painter, No. 56 Queens Road, upstairs, Opposite the Oriental Bank, Hong Kong.
Ao longo dos tempos o estúdio de fotografia Pun Lun esteve em vários locais da Queen's Road. Esta artéria era das mais movimentadas em termos de comércio e a havia bastante concorrência. Era também aqui que se situava, por exemplo, o estúdio Afong do chinês Lai Fong, de A. Cheong, de A. Sang... para além de fotógrafos ocidentais como Pryor Floyd.
Uma das novidades muito apreciadas pelos clientes deste estúdio era o facto de disponibilizar fotografias a cores. Como? As fotografias impressas era pintadas à mão por exímios artistas chineses...
O sucesso de Pun Lun foi de tal ordem que abriu sucursais em Foochow, Saigão e Singapura. O estúdio - pode ver-se a entrada na imagem acima feita em 1895 - começou por se dedicar à pintura de retratos quando foi fundado ca. 1864 por Wan Chik-hing e Wan Leong-hoi.
Sem comentários:
Enviar um comentário