A Casa de Penhores Tak Seng On (Casa de Penhores Virtude e Sucesso) foi inaugurada em 1917. Localizada na Av. de Almeida Ribeiro - na altura ainda não estava pronta totalmente faltando o troço final da ligação à Praia Grande) era propriedade de Kou Ho Ning, um comerciante bastante abastado de Macau. Actualmente é um museu. A torre prestamista pode ver-se do lado esquerdo.
德成按典當業展示館
Vista parcial da fachada actual |
Excerto de "Macau e os seus habitantes", de Bento da França, 1897:
"Para se fazer idéa de quanto em Macau se especula com o jogo sempre acrescentaremos que proximo de cada casa de fan tan, ha um hão, casa de penhores, onde os jogadores às vezes deixam o fato que traziam vestido".
Segundo o recenseamento de 1897, existiam na cidade de Macau 14 proprietários de casas de penhor cuja totalidade rondava as 40 unidades - denominadas oficialmente Hãos Grandes - 3 na Taipa e outras tantas em Coloane. Entre as várias diferenças que existiam entre os Hãos Grandes e os Hãos Pequenos, estava o prazo máximo do empréstimo com juros: 3 anos e 1 ano, respectivamente.
Excerto do Boletim da Província de Macau e Timor de 26.4.1869:
"Sabbado de tarde recebeu S. Exa. o governador em uma commissão de oito negociantes chinas encarregada de offerecer a S. Exa. a um precioso mimo em nome da communidade chineza d'esta cidade. O delicado presente a que referimos consta de uma espada de prata e um album no gosto chinez, com costas de prata, de magnifico gosto e labor. Nas do album acham-se em caracteres chinezes mais de 200 nomes dos principaes hãos e negociantes chinas de Macau, e algumas sentenças de Confucio, que tem applicação aos generosos sentimentos que os chinas apreciam e respeitam no actual tenente-rei de Sua Magestade Fidelissima nesta colonia. Alem dos primorosos objectos que mencionamos, consta ainda o presente de uma especie de bambinella de seda vermelha, bordada a matiz muito usada pelos chinas nas salas de recepção, na qual em caracteres sinicos doirados se lèem os nomes de algumas cidades da Europa e da China, bem como os nomes de S. Exª ao Almirante Sergio e o dos chinas residentes que n'este precioso regalo tiveram em vista provar que não passam desapercebidos os cuidados incessantes que em prol de seus ligitimos interesses tem o actual governador da colonia."
Sem comentários:
Enviar um comentário