domingo, 23 de julho de 2023

Capela e cemitério protestante

Vista da entrada séc. 21

Entrada vista do interior do ca. 1890/1900

Apesar da indicação 1814 o cemitério foi fundado em 1821

O Antigo Cemitério Protestante foi fundado em 1821 depois da Companhia Britânica das Índias Orientais ter comprado um terreno para esse fim. Antes de 1821 os protestantes eram enterrados de forma mais ou menos secreta numa zona considerada terra de ninguém, entre Macau e a China, junto à Porta do Cerco, como se pode verificar no detalhe de uma mapa - abaixo - do final do século 19.
Localização do cemitério - detalhe de um mapa de 1889

O espaço do cemitério está divido em três níveis de terreno. Logo após a entrada, perto da Gruta e Jardins de Camões, está a Capela Morrison, que contém duas placas memoriais. O próximo terraço abaixo contém cerca de 45 sepulturas, e as sepulturas restantes estão no terraço menor e maior. Na parede que separa os terraços inferiores estão 23 lápides antigas que foram encontradas empilhadas no Novo Cemitério Protestante, tendo sido transferidas para lá talvez um século antes.
 
Recordando os séculos 18 e 19 quando Macau serviu de plataforma às comunidades estrangeiras para entrar na China, em especial aos britânicos e norte-americanos, junto ao Jardim de Camões existe ainda hoje o cemitério protestante, construído em 1821, para fazer face às necessidades da comunidade protestante local. O pequeno edifício é habitualmente denominado "Capela Morrison", em honra de Robert Morrison, o missionário que traduziu a Bíblia para chinês. O vitral tem a imagem de uma Bíblia aberta com os caracteres chineses do versículo "Ao princípio era o verbo". De cada lado do altar existem placas que evocam James B. Endicott, um comerciante norte-americano sepultado em Hong Kong, e de Henry Davies Margesson, que morreu afogado ao largo de Yokohama quando regressava a Inglaterra, depois de 23 anos na China.


Li Shigong e Chen Laoyi traduzindo a Bíblia enquanto Robert Morrison observa
Gravura a partir de desenho de George Chinnery. Macao ca. 1828

Sem comentários:

Enviar um comentário