"Os artilheiros de Macau
Todas as unidades que se reúnem naquela nossa distante colónia se têm fotografado na célebre gruta de Camões e onde se diz que o nosso épico se recolheu quando da sua permanência naquela cidade oriental. É já como uma tradição seguida escrupulosamente e que tem alguma coisa de sentimental e de evocador.
Desta vez foram os artilheiros europeus ali estacionados que quiseram fotografar-se, enviando-nos o grupo que publicamos. São todos exemplares soldados cumpridores do seu dever e que longe da Pátria honram o nome português, seguindo as brilhantes tradições dos que combateram outrora nos lugares onde defendem o nosso domínio."
Legenda:
Grupo de artilheiros da guarnição de Macau, tirado na gruta de Camões. No primeiro plano, sentados: senhores Luís Góis, Sebastião Coelho, António de Sousa, Francisco Matos, José Rios, António Nunes e António Costa. Em pé, senhores Ludovino Torquato, Francisco Pinto, José Amaro, José Ceia, António Augusto, Aldo dos Santos e João Batista .
in Illustração Portugueza, 6 de Janeiro de 1913.
Nota: Era a publicação de maior tiragem na época, cerca de 25 mil exemplares. Em formato revista e privilegiando sobretudo a imagem tinha periodicidade semanal e era editada pelo jornal O Século.
Sem comentários:
Enviar um comentário