Esta pintura intitulada "Vista da Praia Grande" faz parte do acervo do Museu de Macau do CCCM de Lisboa. Embora tenha a indicação que é do início do século 19 e a autoria provável seja atribuída a George Chinnery um olhar mais atento permite concluir que assim não é.
Vejamos então os factos que me levaram a esta conclusão. É de facto baía da Praia Grande que surge representada mas no final do século 19 (entre 1860 e 1874).
Sobre a autoria o mais provável é que, à semelhança do que acontece com outros quadros do género, seja de autor anónimo. Importa ainda referir que o pintor inglês referido morreu em 1852 e vários dados que surgem representados na pintura são de datas posteriores.
Do lado direito temos uma vista parcial do jardim de S. Francisco, o primeiro do território, cuja criação remonta à década de 1860, tendo por base o antigo convento de S. Francisco. Pode ainda ser visto o Palácio das Repartições que foi construído em 1872. Destaco ainda o edifício da Sé, ainda com as duas cúpulas que seriam destruídas no tufão de Setembro de 1874. Junto à água, o edifício com um letreiro no topo das arcadas térreas albergava na altura o Royal Hotel. Tinha 14 quartos e existia desde pelo menos 1862.
Embarcação - a vapor com pás laterais - com bandeira de Hong Kong |
Palácio das Repartições |
Jardim de S. Francisco |
A Sé com as duas cúpulas que seriam destruídas no tufão de 1874 e o Hotel Royal |
Sem comentários:
Enviar um comentário