Para este post seleccionei duas aguarelas da Gruta de Camões feitas no mesmo ano, 1794. São da autoria William Gomm e Henry William Parish. Os dois fizeram parte da primeira missão diplomática e comercial de Inglaterra ao império celeste. Embora não fossem os 'artistas' oficiais da missão, um era militar (Parish) e o outro diplomata (Gomm), tinham aptidões para o desenho e produziram inúmeros trabalhos ao longo da viagem.
"A Rock in Camoes Garden: drawn from Nature marked F in the Plan & computed 350 Tons weight. / H. W. Parish Royal Artillery."
Henry William Parish, para além de militar era um desenhador exímio. Desenhou ainda uma planta detalhada do jardim de Camões - daí a legenda acima - e vários mapas e plantas de locais por onde a missão passou. Fez desenhos 'técnicos' da Muralha da China, por exemplo.
"View in Camoens' Garden at Macao: March 1794 / W. Gomm"
A 26 de Setembro de 1792 uma missão liderada pelo conde George Macartney (1737–1806) partiu de Portsmouth, Inglaterra, para a China. A missão, patrocinada financeiramente pela Companhia das Índias Orientais, foi decidida pelo rei George III com o objectivo de se encontrar com o imperador chinês Qianlong por ocasião de seu 80º aniversário. A missão era composta por mais de 100 membros, incluindo o braço direito de Earl Macartney, George Staunton, o secretário oficial, o seu filho adolescente Thomas Staunton, o controlador John Barrow, dois médicos Hugh Gillan e William Scott, os desenhadores/pintores William Alexander, Thomas Hickey, o presidente da Royal Society Joseph Banks, um grupo de cientistas liderados por James Dinwiddie, e quatro padres católicos chineses que serviram como intérpretes.
O esquadrão foi inicialmente composto por três navios, Lion, Hindostan e Jackall, a que se juntou o Clarence na Batávia e o East Indiaman Endeavour no Mar Amarelo. Após quase 11 meses de viagem. Nove meses depois, em Junho de 1793 a missão chegou a Macau de onde partiu para Pequim onde chegou a 21 de Agosto e foi recebida em audiência pelo imperador Qianlong a 14 de Setembro desse ano.
Sugestão de leitura:
"An Historical Account of the Embassy to the Emperor of China", da autoria de Sir George Staunton, publicado em Londres em 1797 e que inclui a ilustração acima da "Cave of Camoens":
Sem comentários:
Enviar um comentário