domingo, 26 de dezembro de 2021

Uma "columna de pedra" numa "praça triangular"

Tal como nas cidades portuguesas, também em Macau o pelourinho, colocado no centro do Largo do Senado, perto da igreja da Santa Casa e da Cadeira, simbolizava a justiça e era local de aplicação de penas.
Já aqui abordei o tema do Pelourinho que existiu junto ao Leal Senado. Sobre este 'pedaço de história' há muito desaparecido recorro a um relato, raro, da década de 1850, da autoria de António Maria Bordalo, incluído numa 'noveleta' intitulada "Sansão na Vingança" publicada no jornal O Panorama em 1854. Mais tarde teve edição em livro 1881 e reedição em 1980.
"Acompanhe nos o leitor á procuratura da cidade e encontrará um tribunal como não podia suppor existisse ainda no seculo 19, em um paiz que se diz portuguez e civilisado. Em um dos lados de uma praça triangular* está situado o palacio da municipalidade; esta corporação ainda ali tem o pomposo titulo de Leal Senado de Macau, mas nenhuma das suas antigas attribuições governativas; é porém composta pela seguinte forma: um presidente, dous vereadores, dous juizes ordinarios e um procurador, todos de eleição popular; reunidos, não tem mais prerogativas do que qualquer camara do reino; funccionam porém alternados na junta de justiça, tribunal superior da imaginaria Provincia de Macau Timor e Solor; mas procurador por si só, exerce uma auctoridade sem limites sobre a população chineza da cidade, isto é, sobre nove decimos dos seus habitantes.
N'esse mesmo edificio do senado está o terrivel tribunal da procuratura; tem um interprete superior do idioma echinez e outros subalternos a que chamam linguas; tem meirinhos e carrasco; e tem além, no meio da praça, essa columna de pedra que em outra parte denotaria o fôro da povoação, mas que n'esta cidade é um logar de supplicio e exposição de criminosos, o pelourinho.
Ali se amarra com a propria trança, e de barrete na cabeça designando as culpas, á guisa de carocha da inquisição, o miseravel ratoneiro que não teve com que amaciar a policia. Ali se prende o infeliz que roubou um pão ou algumas sapecas, para levar centenares, milhares de pancadas com um grosso bambu! Ali se arranca a pelle ao criminoso que não tem dinheiro para se remir, e tudo isto por sentença do procurador que é graduado mandarim do imperio celestial, mas não graduado em leis, e mediante um processo verbal e summario, em que intervem o interprete ou um dos linguas, porque o procurador vulgarmente não falla chinez, além de não saber mesmo ás vezes escrever o seu nome, nem ter as menores noções de direito. Este funccionario tem, afóra a sua agencia, tresentos taéis de ordenado, apezar de ser eleito pelos seus concidadãos e gosar das honras mandarim chinez." 
PS: Tanto quanto sei existem apenas três representações iconográficas do pelourinho (ver link acima). Duas delas são da autoria de George Chinnery. Em 1964 Jack Braga publicou um artigo sobre o tema. Segundo consta foi ele quem descobriu um dos desenhos/esboços de Chinnery.
* É curioso que até praticamente ao final do século 20 existiu um espaço de formato triangular frente ao edifício do Leal Senado. Em cima uma foto da década de 1980.

Sem comentários:

Enviar um comentário