sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

"Avizos" para compra e venda de cafres

Segundo os dicionários "cafre" é um "indivíduo pertencente a um conjunto de populações bantas, não muçulmanas, da África Meridional". Ou seja, de forma simples, um escravo.
Nas imagens estão dois anúncios publicados em Macau no jornal "O Macaista Imparcial" no ano de 1836 sobre compra e venda de um cafre e de uma cafra. A maioria das vezes estes 'cafres' eram utilizados como empregados domésticos.
Excerto de um artigo publicado no jornal O Panorama a 3.6.1837:
"Macáu, portugueza no nome, é quasi inteiramente habitada pelos subditos do imperador da China. Destes, vinte e cinco mil moram na cidade e cinco mil nos campos ou locas; e como a população total se julga ser de trinta e quatro mil almas, segue-se que andará por quatro mil o numero dos Portuguezes, se é que este nome se pode dar a uma raça mixta, composta de sangue europeu, indio, chim, e até cafre, reputada na China inferior aos Chins, e na India aos Indios, ainda tão soberba como nos dias prosperos, pois crê aviltar-se exercendo certos misteres que exigem trabalho manual, ao mesmo tempo que não se peja de estender a mão para receber esmolas." 

Sem comentários:

Enviar um comentário