quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

"Laminas de vaccina": 1855

No ano de 1855 o cirurgião-mor de Macau (e também de Timor e Solor), António Luís Pereira Crespo*, pediu ao governador para solicitar a Lisboa o envio de "lâminas de vaccinas" (contra a varíola) para "prevenir o contágio das bexigas,, uma das epidemias que mais vítimas tem feito naquela cidade". 
De Lisboa seguem em Maio desse ano seis pares de lâminas, daí o "avizo de interesse público" dirigido aos "cheffes de família" referir "pequenas quantidades". 
Sabe-se hoje que de facto não resultariam já que as vacinas não eram  transportadas hermeticamente fechadas sendo sujeitas durante o período da viagem a elevadas temperaturas.
Nesse ano tinha sido criado o hospital militar - funcionava até então no antigo convento de Santo Agostinho - mas as vacinas eram administradas no Hospital da Misericórdia (mais tarde denominado S. Rafael).
Natural da Marinha Grande, casou em Macau em Janeiro de 1854 com Bárbara Joaquina da Silva. Em 1858, por motivos de doença, teve seis meses de licença para tratamentos  em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário