quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

"Uma colónia feitoria destinada às transacções commerciaes"

"A cidade de Macau está edificada no extremo sul d'uma pequena peninsula da ilha de Hiang Chan situada junto da costa sul oriental da China na foz do grande rio de Cantão por 22º 11' de latitude norte e 122º 40' de longitude oriental pelo meridiano de Lisboa.
O territorio portuguez tem apenas 4,5 km desde o forte de S Thiago da Barra no extremo sul até á muralha que atravessando o estreito isthmo separa o territorio portuguez do chinez 1.800 m na maior largura e pouco mais de 3 km. q. de superficie. 
A oeste de Macau fica a montanhosa ilha da Lapa separada da cidade por um braço do rio de Cantão com 700 m de largura e ao sul a ilha da Taipa onde ha um forte portuguez. A leste da peninsula fica a bahia ou rada de Macau a oeste fica o porto interior que communica com o rio de Cantão
O clima de Macau é tido como muito saudavel grassando porém ás vezes febres perniciosas devidas aos extensos lodaçaes que as marés deixam a descoberto. É tambem ás vezes açoutada por fortes tufões.
A cidade de Macau é a séde do governo da provincia*. Tem uma população de 72.000 hab. Europeus descendentes ou macaistas, mouros, persas e chins. O numero de portuguezes anda por 2.000, tantos como ha em Hong Kong. Constitue uma das duas comarcas em que se divide a provincia* e uma diocese pertencente ao arcebispado de Gộa.
A sua guarnição é constituida por um batalhão do regimento d'infanteria do ultramar para lá destacado um corpo de policia e um batalhão de nacionaes.
Macau é apenas uma colonia feitoria destinada ás transacções commerciaes. Durante muito tempo foi o unico porto aberto aos estrangeiros para o commercio com a China adquirindo por isso grande importancia commercial que tem desapparecido com a abertura dos portos chinezes ao commercio europeu e sobretudo com o estabelecimento dos Inglezes na visinha ilha de Hong Kong. Assim mesmo ainda é consideravel o seu movimento. O valor das mercadorias importadas e exportadas em 1888, a maior parte apenas para reexportação, foi de 13 milhões de patacas (cada pataca corresponde aproximadamente a 850 reis), avultando o opio, o arroz, o chá, a sêda, o azeite e o anil. As transacções com a metropole foram insignificantes. 
Uma das principaes fontes de receita da colonia é o jogo de parar denominado Fantan muito frequentado pelos chinezes, e que foi arrematado agora por 145.000 patacas annuaes. 
Havia em Macau tres fabricas de desfiar casulos a vapor mas tendo sido obrigadas a transferir a sua laboração para fóra da cidade preferiram acabar com a industria. Em frisante opposição com isto a China acaba de permittir a laboração a vapor nas suas fabricas de fiação de seda.
O movimento maritimo do porto de Macau é bastante activo especialmente o dos juncos chinezes que fazem o commercio de cabotagem. Em 1887 as entradas foram de 702 vapores com 553.000 toneladas e 4.875 juncos com 410.200 toneladas. Os vapores são quasi todos das carreiras regulares entre os portos da China Macau e Hong Kong."
José Nicolau Raposo Botelho in Elementos de geografia economica: (agricola, industrial e commercial) 3º Vol., Porto, 1891
* juntamente com Timor.

Sem comentários:

Enviar um comentário