sábado, 18 de dezembro de 2021

Proposta de Lucínio Cruz para a Estátua de Jorge Álvares

Lucínio Cruz (1914-1999), arquitecto autor do projecto do Liceu da Macau na Praia Grande inaugurado em Outubro de 1958, também participou no concurso público de ideias para a estátua de Jorge Álvares em Macau realizado em Portugal. Aqui fica a sua proposta que acabou por não ser a escolhida. Venceu o concurso Euclides Vaz. Em breve publicarei algumas curiosidades em torno desta estátua.

 
Muito provavelmente deve ser a primeira vez que esta imagem é tornada pública.

Lucínio Guia da Cruz deixou obra em praticamente todos os territórios do ultramar português. As obras do Liceu Nacional Infante D. Henrique foram realizadas pelos empreiteiros Yao Vo e Chui Tak Kei. Começaram em 1956, nos aterros da Praia Grande, entre as avenidas Dr. Oliveira Salazar e Infante D. Henrique. Dois anos mais tarde ficaram concluídas sendo a inauguração em Outubro de 1958.
Duas lápides colocadas na fachada do edifício (à esquerda, ao lado da enorme porta principal) atestavam isso mesmo.
1) “Aos 28 de Maio de 1956 foi lançada esta pedra angular governava a Província o almirante Joaquim Marques Esparteiro."
2) "Este edifício construído dentro da primeira fase do Plano de Fomento foi oficialmente inaugurado aos 2 dias de Outubro de 1958."

Sem comentários:

Enviar um comentário