quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Sketch of the Typa and Macao: curiosidades

A primeira versão desta 'carta náutica' foi publicada no volume 3 da obra "A Voyage to the Pacific Ocean: Undertaken, by the Command of His Magesty (...)" cujo primeiro volume foi impresso em Dublin em 1784.
Excerto de um livro impresso em 1884 (2ª edição) pelo almirantado britânico "The China sea directory. Vol. 3." com indicações precisas sobre como chegar a Macau e lançar âncora junto à Taipa.
Typa Anchorage
The eastern entrance to this anchorage is between two high islands that on the south side named Ko ho or Apomi and that on the north side named Typa or Kuikong Ko lo is separated from the north east point of Montanha by a parrow gut with 19 feet water in it decreasing to 9 or 10 feet farther in towards the Typa The anchorage is between the west end of Typa island and the east end of Macarira island and affords secure shelter in 3 1/2 to 4 fathoms HM Ships Herald and Modeste refitted here during the operations in China in 1841.
Tides
In this anchorage and in Macao harbour it is high water full and change at 10h Om The springs rise 10 feet in the Typa they run 1 1/2 and 2 knots per hour when not influenced by the winds The ebb runs out of the Typa entrance but it sets across it when outside the points.
Directions
Vessels entering or leaving the Typa should weigh at half food In entering steer for the north extreme of Ko ho and pass it pretty close the deepest water being on this side the entrance Thence continue in mid channel for Juan point and when Village and East points of Typa island are in one haul to the northward and anchor near the west point of Typa with south point of Tylock open of south extreme of Typa Here the depth is 3 1/4 to 4 fathoms at low tide and vessels are sheltered from all winds by the high lands around the deepest water is near the west point of Typa on which is a fort the bay abreast at the east end of Macarira being shoal The watering cove is at the head of this latter bay and from the north point a reef of rocks with the sunken rock Pedra Mea projects nearly a quarter of a mile eastward In the fair channel leading to the anchorage the depths are only 8 to 10 feet at low tide but no injury can be received by grounding the bottom being remarkably soft.
A pouca profundidade das águas do estuário das águas que cercavam Macau criavam muitas dificuldades à navegação marítima sendo imprescindíveis múltiplas informações para que as embarcações de maior envergadura não ficassem encalhadas. 
Desde as profundidades, localização de baixios e rochedos, bem como das horas e alturas das marés tudo era importante e passou a fazer parte das publicações náuticas de forma sistemática desde o início do século 19. Para além da referida acima fica outro exemplo:
"India Directory, Or Directions for Sailing to and from the East Indies, China (...)" também de origem britânica e cuja segunda edição é de 1817.
Foi Alexander Hogg (1778-1819) quem desenhou esta 'carta'. Fez parte da terceira viagem de Cook a bordo do "Resolution" onde teve o cargo de comissário. 
Mas quem procedeu ao levantamento dos dados foi William Blight que tinha o cargo de Mestre no Resolution.
Na 'carta' mostra-se não só uma pequena planta da cidade bem como os arredores de Macau. Depois do capitão Cook morrer no Havai em Fevereiro de 1779 a tripulação prosseguiu a viagem tentando encontrar uma passagem pelo estreito de Bering. O intenso gelo do Ártico obrigou-os a fazer o regresso pelo oeste o que os levaria a Macau no final de 1779.
Sketch of the Typa and Macao foi o nome pelo qual ficaram conhecidos os mapas de Macau e da Taipa feitos na sequência da terceira várias viagens do capitão Cook. Escrevi "vários" porque foram feitas de facto inúmeras versões. Aqui ficam alguns exemplos.
A preto e branco, a cores, e em várias línguas...
Uma das curiosidades desta 'carta' é o facto de estarem assinaladas algumas fortalezas - Monte e Guia - embora sem legenda, bem como as muralhas da cidade. Destaque ainda para algumas indicações sobre os pontos mais elevados em termos de relevo: colinas da Guia, S. Paulo, Penha, Mong-Ha, etc...

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