domingo, 8 de novembro de 2020

Macau watercolours by Murray Zanoni

Murray Zanoni (1947-2004), artista australiano, conheceu Macau na sequência de uma visita que fez a amigos residentes em Hong Kong em 1982. Fascinado com a paisagem do território haveria de regressar na década de 1990. 
Em Abril de 1990 Zanoni estava de volta. A revista de Hong Kong "The Correspondent" (dos correspondentes estrangeiros sediados na colónia britânica) dedica-lhe a capa na edição desse mês e no artigo o artista manifesta o desejo de regressar a Macau para pintar: "The longer I can be at a place, the more I can get out of the drawing in terms of evoking a feeling for the place." 
Entre 1990 e 1995 regressa várias vezes a Macau para completar os seus trabalhos e o fotógrafo Bob Davis desafio-o a publicar um livro. É o que fará e o resultado será "Macau Watercolours by Murray Zanoni" editado em 1995 em Hong Kong. 

Murray chegou a publicar aguarelas de Macau na revista da bordo da Cathay Pacific (companhia aérea de Hong Kong).

Zanoni viajou por muitos países deixando uma obra vasta sendo reconhecido por ser um conceito aguarelista. Na Austrália foi criado em 2008 o prémio Himalayan Art Award, uma forma de homenagear o artista e o seu desejo de sempre de apoiar os artistas em início de carreira.
As aguarelas que deram origem a este livro tiveram várias exposições, incluindo no Clube Militar de Macau e na The Gallery, Hong Kong, em 1995.
O editor na época recebeu uma encomenda do Governo de Macau e imprimiu 2 mil exemplares mas à última hora o acordo foi cancelado.


A 'famosa' barbearia Shangai em Macau
Edifício na Av. Conselheiro Ferreira de Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário