quarta-feira, 18 de novembro de 2020

"Boa Vista Hotel: The Best Hotel in the Far East

Inaugurado há 130 anos - Julho de 1890 - o hotel Boa Vista (Hoi-kian-chau-tim em cantonense) era apresentado na publicidade da época como estando a apenas "dez minutos a pé do cais dos vapores" (no Porto Interior) e "agradavelmente situado na extremidade oeste da Praia Grande, com vista para o mar e vistas panorâmicas magníficas sobre a cidade e o continente distante."
Nos anúncios os clientes são ainda informados que serão providenciados guias e organizadas excursões de acordo com as necessidades. Garante-se ainda "todo o conforto" e que "a gastronomia é insuperável no Oriente."

Anúncio de 1897

John Stuart Thomson, no livro "The Chinese" editado em 1909, debruça-se com detalhe de conhecedor, sobre o hotel Boa Vista. Uma descrição rara que a seguir se reproduz.
"The Boa Vista is a castle-like hotel on the Penha Heights, which overlooks the sixteenth century Bomparto fort and the great half moon Praya Grande bay. It is the most picturesquely situated and cleanest hotel in the Orient. (...) The Boa Vista's fish and game dinners are famous throughout the East. It also makes a specialty of Portuguese wines, from the light Colares to golden port. (...) Europe's first conquest in Cathay, is lapsing into merely a sanitarium and pleasure resort, from which place neither Manila's Baguio or Hong-Kong's peak promise to displace it. Macao's unique feature in this respect is the steady-blowing through the hot months of the sou-west monsoon. Should this breeze lapse for a moment, death would come to thousands from the awful heat resulting. As you look at night from the wide verandas of the Boa Vista hotel, you notice lights like fireflies flitting along the Praya Grande. They are the lanterns of the few who must be abroad late, or of adventurers who are returning from the fan-tan gambling-houses."
Tradução
"O Boa Vista assemelha-se a um castelo na colina da Penha, com vista para a fortaleza do Bomparto do século XVI e baía da Praia Grande em forma de grande meia lua. É o hotel mais asseado e pitoresco do Oriente. (...) Os pratos de peixe e de caça do Boa Vista são famosos em todo o Oriente. Também se destaca pelos vinhos portugueses, desde os leves como os dea região de Colares até ao vinho do Porto.( ...) A primeira conquista da Europa no reino do Cataio (leia-se China) é cada vez mais um sanatório e um território de lazer, de onde nem o Baguio de Manila ou o pico de Hong Kong conseguem fazer frente. O grande trunfo de Macau é a brisa que sopra constante de sudoeste durante os meses quentes das monções. Se essa brisa desaparecer, milhares de pessoas morrerão. Quando se observa a noite das amplas varandas do hotel Boa Vista, as luzes no horizonte mais parecem pirilampos voando sobre a Praia Grande. São as lanternas dos poucos que estão até tarde na rua ou dos aventureiros que regressam das casas de jogo fan-tan.”

"Best Hotel in the Far East" / "O melhor hotel do Extremo-Oriente" era o slogan - manifestamente um exagero tendo em conta a oferta que existia em cidade como Xangai ou Tóquio - de um anúncio dos primeiros anos do século 20 (1903 na imagem ao lado) onde os grandes argumentos são a localização e a paisagem: 
"Pleasantly situated at a slight elevation to the West of the Praia Grande and approached by a well paved road having a very easy gradient, it commands grand panoramic views over the beautiful sea dotted with many islands, the quaint old Settlement and the distant mainland."
"Agradavelmente situado numa ligeira elevação a oeste da Praia Grande e acessível por uma uma estrada bem pavimentada com um declive muito fácil, oferece grandes vistas panorâmicas sobre um belo mar pontilhado de muitas ilhas, a pitoresca cidade antiga e o continente distante.
As mesas de bilhar, a gastronomia e a vasta oferta de vinhos e licores de qualidade eram outros dos trunfos apresentados para atrair os turistas ao que era de facto o hotel do tipo ocidental mais luxuoso do território e que tinha apenas um concorrente na Praia Grande, mais modesto e mais barato, o Hing Kee, fundado em 1878 e que nos primeiros anos do século 20 passou a denominar-se "Macao Hotel".

Sem comentários:

Enviar um comentário