sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Ano do Rato: Gong Xi Fa Cai - Kung Hei Fat Choi

O novo ano lunar começa este sábado, 25 de Janeiro, sob o signo do Rato do zoodíaco chinês. Na tradição chinesa e calendário lunar, o Rato é o primeiro de 12 signos e representa a agilidade, a inteligência e a acumulação de riqueza. Este ciclo é determinado pelo calendário lunar e não pelo gregoriano, o que leva a data a mudar de ano para ano e as festividades a estenderem-se por vários dias.
Sendo Macau um território onde a população chinesa foi sempre maioritária, as tradições dos ano novo lunar estão fortemente enraizadas.
Na China não seguem o calendário gregoriano do Ocidente, mas o calendário lunissolar (recorre-se ao Sol e à Lua). Cada ano possui doze lunações num total de 354 dias. Para não se perder a sincronia com o ciclo solar (365,25 dias), são acrescentados a cada oito anos noventa dias ao calendário, ou, aproximadamente duas lunações. Desta forma não se perde a sincronia nem com o ciclo solar, nem com o lunar. 
Como o ciclo lunar é formado por 12 animais, significa que de 12 em 12 anos o mesmo animal se repete. São muitos os rituais associados a esta festividade - a mais importante para o povo chinês - que evoca a renovação da natureza (início da Primavera). Queimam-se panchões, oferecem-se presentes aos deuses que protegem o lar, realizam-se as danças do Leão e do Dragão e, claro, os jogadores, procuram a sorte nos casinos

1 comentário:

  1. Lembro-me da minha Mãe dizer que em Macau, no Ano Novo Chinês todos podiam jogar, funcionários públicos incluídos.

    ResponderEliminar