quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Agência Nova China: Relatório Secreto da CIA

Actualmente denominada Agência de Notícias Xinhua/Agência de Notícia Nova China, as origens desta agência oficial do governo chinês remontam à década de 1930.
Num relatório secreto da CIA (Agência Central de Inteligência do governo dos Estados Unidos criada em 1947) - recentemente desclassificado - datado de 26 de Janeiro de 1952, fica-se a saber da abertura em Macau de uma delegação da agência noticiosa Nova China em Novembro de 1951. 
Tendo por base uma notícia de um jornal de Hong Kong o relatório informa que a delegação macaense ficava no terceiro andar do nº 1 da Calçada da Barra; dá ainda conta de quem eram os responsáveis da delegação bem como dos jornalistas, estes últimos já trabalhavam para outros jornais locais como o Ta Qung Pao.
Diz-se ainda que quem custeou as despesas da criação da agência - 20 mil dólares de Hong Kong - foi Ma Man-chi (Ma Man Kei) e que os custos mensais são na ordem dos dois mil dólares.
Ma Man Kei, morreu em 2014, aos 95 anos. Foi Presidente da Associação Comercial de Macau durante muitos anos e o representante oficioso de Pequim em Macau. Foi ainda vice-presidente no 8.º, 9.º, 10.º e 11.º Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.

Sem comentários:

Enviar um comentário