quinta-feira, 30 de maio de 2019

A "Carpa" junto ao Palácio do Governo


Na Travessa do Paiva, junto ao Palácio do Governo, está a escultura de uma carpa. Remonta ao final da década de 1980 do século XX quando era governador Carlos Melancia (1987-1990). 

"O Governador de Hong Kong, que era um tipo que tinha 18 anos de experiência, telefonou-me a dar as boas vindas no dia a seguir a ter chegado. E disse-me que eu tinha um programa grande, que lhes ia bater o pé. Perguntou-me quem era o meu homem do Fung Soi para que me assegurasse que o aeroporto iria ser um êxito. 
Disse-me que tinha três mestres de Fung Soi, e eu perguntei se ele me queria ceder um. Nos bastidores, em Portugal, disseram-me logo que era uma subserviência, mas eu sempre disse que no sítio com uma civilização diferente o que temos de fazer é adaptar-nos às circunstâncias.
O mestre disse-me que a Taipa era o sítio certo para o aeroporto, mas alertou-me: “O senhor vai ter de acompanhar a evolução das obras do aeroporto de dia e de noite”. E disse para eu por à porta do palácio uma carpa em pedra que iria vigiar as obras. E a carpa continua lá e ninguém sabe porquê. É a prova em como as pessoas têm de se adaptar a condições excepcionais, mas diziam-me que era bruxedo."
Carlos Melancia, ex-governador de Macau, excerto de entrevista ao jornal Hoje Macau 27.5.2019

A carpa é um peixe com uma ligação muito forte à cultura chinesa. É usado sobretudo como um peixe ornamental em lagos e aquários. É um sinal de boa sorte, virilidade, sabedoria e resistência.

Sem comentários:

Enviar um comentário