domingo, 12 de maio de 2019

Divertimentos em meados do século 19


Em várias edições do Boletim da Província de Macau e Timor (o Boletim Oficial) relativas a 1867 e 1868 encontram-se dois anúncios que testemunham algumas das formas como eram ocupados os tempos livres em meados do século 19. O anúncio acima informa que a "rápida embarcação" de nome PicNic está disponível para ser alugada para quem deseje pescar ou simplesmente passear. Os interessados deveriam procurar mais informações no "Oriental Hotel", na Praia Grande.


Este anúncio era também publicado em inglês
Por essa altura, também na Praia Grande, W. Gardner, anunciava ter instalado duas "Máquinas de Banhar expressamente para conveniência da communidade e visitantes de Macao, e tendo completado todos os arranjos necessários para satisfazer o público, espera merecer a protecção de todas as pessoas desejosas de entrar no saudável e vigoroso divertimento dos banhos de mar". 
As informações e venda de bilhetes eram feitas no "Hotel de Macao" localizado na Praia Grande a poucos metros da água (imagem acima). Os preços variavam entre as 0,25 patacas (um banho) e as 20 patacas no caso de "um bilhete de estação para uma família". O tempo máximo de cada banho era 20 minutos.
Praia de Ostend, Bélgica, ca. 1900
Estas "máquinas de banho" ou "bathing machines" estiveram muito em voga desde o final do século 18 e durante o século 19. Eram pequenas cabines de madeira normalmente instaladas sobre rodas, onde cabia uma ou mais pessoas. Podiam ser fixas ou então amovíveis sendo puxadas por cavalos. Eram especialmente destinadas às mulheres que assim podiam ter privacidade. Numa época em que o bronzeado era algo que ninguém desejava, estas instalações permitiam aos banhistas protegerem-se do sol. Por esta altura surgiram também os primeiros estudos que apontavam para os benefícios para a saúde dos banhos de mar.
Reza a história que a 'engenhoca' foi criada no Reino Unido por Benjamin Beale, de Margate, por volta de 1750 e depressa se alastrou a vários países.

William Gardner foi o nome 'cristão' adoptado por Wilhelm Gahar, nascido em 1834 em Estrasburgo. Gardner foi o gestor do Oriental Hotel até Agosto de 1869 quando o edifício ficou destruído num incêndio. Depois disso mudou-se para Hong Kong onde passou gerir uma taberna, a Hamburg Tavern.

Sem comentários:

Enviar um comentário