sexta-feira, 3 de maio de 2019

Porcelana chinesa de exportação

A porcelana chinesa começou a ser produzida na dinastia Tang (唐) (618-906), tendo tido um grande desenvolvimento na dinastia Ming 明 (1368-1644). É a partir do século 16 que 'surge' a chamada porcelana chinesa de exportação e onde Macau teve um papel primordial tornando Portugal no primeiro país a trazer porcelana - mas não só... - da China para a Europa, ao fazer encomendas na China.
Na imagem acima um covilhete oval decorado a rouge-de-fer com as armas reais portuguesas e a legenda Palácio do Governo de Macau (2º serviço) do período do reinado Guangxu (1875-1908).
Em baixo um pires também mandado fazer pelo Governo de Macau mas o 'brasão' é ligeiramente diferente do de cima.
 


Na época da dinastia Ming (1368-1644) a cerâmica chinesa sofre uma 'revolução' não só ao nível dos formatos como também da decoração sobressaindo o vidrado e cores como o azul-cobalto e o vermelho-cobre, fruto da influência estrangeira que faz disparar a procura por objectos produzidos com motivos ocidentais. Os portugueses foram os primeiros a  encomendar porcelanas personalizadas com as armas reais portuguesas, a esfera armilar, o monograma IHS (dos jesuítas), a heráldica dos nobres e ordens religiosas e inscrições em português e latim. O Governo de Macau não foi excepção e também encomendou este tipo de peças como se pode ver nas imagens.
Chávena com pires decorada com as Armas do Rei D. Luís I 

Sob a dinastia Qing (1644-1911), a porcelana atinge um elevado nível de perfeição. Segundo os especialistas a porcelana Qing pode dividir-se em três grandes categorias: monocromos, decorações sob o vidrado (azul-cobalto e vermelho-cobre sob o vidrado), decorações polícromas e biscuits (“família verde”, imari chinês, “família rosa”, “família preta”, “família amarela” e decorações polícromas diversas).
A produção aumentou tendo sido massivamente exportada para a Europa pelas diferentes Companhias das Índias europeias e posteriormente para os Estados Unidos da América. Foram enviados para a China todo o tipo de objectos de faiança, vidro, prata e madeira que eram depois reproduzidos pelos artesãos chineses.
Sugestões de leitura: 
Heráldica portuguesa na porcelana da China Qing, de Pedro Dias.
Portugal na Porcelana da China: 500 Anos de Comércio (4 volumes), de A. Varela Santos.
De Macau a Lisboa – Na Rota das Porcelanas Ming”, de Armando J. G. Sabrosa.



Sem comentários:

Enviar um comentário