sexta-feira, 15 de março de 2019

Barca de Transporte Martinho de Mello: 1866


As viagens da "Martinho de Mello" entre Macau e Lisboa eram habituais em meados do século 19 conforme se atesta por um relato de 1865: "(...) a barca Martinho de Mello, que a 19 de outubro do mesmo anno de 1865 partiu com destino a Macau e escala por Timor. Seguiu-se atravessar o mar da índia, e procurar depois as ilhas da Oceania. Java e Timor fôram na quinta parte do mundo os pontos principaes (...)  De Timor passou a barca Martinho de Mello ao porto de Macau, e d’ali voltou para Lisboa, onde chegou já no anno de 1866. (...)"
Ao lado um anúncio publicado no Boletim do Governo de Macau a 9 Abril de 1866 assinado pelo 1º tenente comandante da barca de transporte Martinho de Mello.
No anúncio dá-se conta que a embarcação partirá rumo a Lisboa no final desse mês com escala por Moçâmedes, Benguela e Luanda e se informa sobre os preços a pagar pelos fretes dos mais variados produtos, incluindo o chá que custa "quatro mil réis por caixa de meio pico" sendo o preço das "demais fazendas a vinte e três mil reis por tonelada de cinquenta pés cúbicos".
pé: 12 polegadas/33 cm
pico: 50 Kg

Sem comentários:

Enviar um comentário