Recorro a um texto de Monsenhor Manuel Teixeira (A Voz das Pedras) para referir o sino do campanário da igreja de Santa Clara que, segundo monsenhor, era o mais antigo de Macau, com origens no século 17. Manuel Teixeira conta que no seu tempo o sino estava ao abandono no jardim (do antigo convento de Santa Clara) "junto a um cruzeiro centenário"...
"Pobre sino! Ele ali está há dezenas de anos, ao canto de um jardim, junto a um cruzeiro tricentenário, ao sol, à chuva e ao vento, sem que ninguém lhe deite a mão e o recolha num albergue, ou seja, num museu. Eu saúdo-o todos os dias , às 6h30, pis ali o encontro sempre no jardim de S. Clara, antes da minha missa na Igreja do Convento. Merecia melhor sorte, pois é o mais antigo sino de Macau, como se vê das inscrições que o rodeiam.
Aro pro nobis Beata Mater Clara
O chinês que alterou a primeira palavra, escrevendo aro por ora. Quer dizer:
Roga por nós Mãe S. Clara
No meio lê-se: "Ano D. 1674."
No fundo, a toda a volta: "Francisco Tavares o fes por mandado do muito R.e Pe. Consº Fr. Manoel da Madalena"
Frei Manuel da Madalena de Lampreia era natural de Macau, e descendia dos duques de Aveiro; foi várias vezes guardião ou superior do Convento de S. Francisco e em 1674 era comissário das clarissas. Quanto a Francisco Tavares, deve ser irmão de Jerónimo Tavares Bocarro, mestre de fundição de artilharia da Índia e capitão de artilharia de Goa, do Hábito de Cristo. Francisco e Jerónimo devem ser filhos do fundidor Manuel Tavares Bocarro e netos de outro fundidor, Pedro Dias Bocarro. Manuel Bocarro era natural de Goa e trabalhou em Macau como fundidor de canhões, sinos e âncoras de 1625 a 1656; de 1657 a 1664 foi capitão-geral, ou seja, governador de Macau."
A igreja de Santa Clara foi construída em 1634 (logo após a construção do mosteiro) e reconstruída em 1827 e 1936. Localizada ao lado do Colégio de Santa Rosa de Lima e no interior deste espaço afastado da rua e sem acesso público é uma igreja que pouca gente conhece. Imagens de diferentes épocas podem ser vistas aqui.
Curiosidade: É muito semelhante à Igreja de Nossa Senhora da Assunção localizada em Taiwan.
Sem comentários:
Enviar um comentário