domingo, 18 de maio de 2025

'Leitura' de uma pintura da segunda metade do século 19

Nesta pintura da segunda metade do século 19 que mostra a baía da Praia Grande - pertencente à 'escola chinesa e de autor anónimo - destaquei e identifiquei alguns dos elementos representados com fotografias e gravuras. Da esquerda para a direita temos um vapor a pás que fazia a ligação marítima entre as cidades vizinhas de Macau , nomeadamente Hong Kong e Cantão. Ao centro o Palácio das Repartições. Segue-se o que parece ser a canhoneira Camões e do lado direito o edifício do Grémio Militar, inaugurado em 1870 (Clube Militar a partir da década 1940). 
Nota: Na época Macau tinha duas embarcações de guerra deste tipo. A Camões tinha uma tripulação de 36 homens enquanto na Príncipe D. Carlos eram 57.
Tendo sido presente a Sua Magestade El Rei o officio no 57 de 23 de abril do corrente anno no qual o governador de Macau participa ter estabelecido a lotação das duas canhoneiras de vapor Camões e Príncipe D. Carlos e providenciado para que se as respectivas guarnições ha por bem o mesmo augusto Senhor approvar a portaria de 21 do referido mez de abril pela qual o dito governador fixou o quadro das guarnições duas canhoneiras do serviço de Macau o que se communica pela secretaria d'estado negocios da marinha e ultramar ao mencionado governador para seu conhecimento.
Paço em 3 de Julho de 1866. Visconde da Praia Grande

A Portaria 
O governador de Macau determina o seguinte: Sendo necessario fixar os quadros das guarnições das duas canhoneiras a vapor do serviço d'esta provincia, a primeira das quaes Camões foi já recebida, e a segunda Principe D Carlos está quasi concluida, hei conveniente determinar que esses quadros sejam os seguintes: (...)

Sem comentários:

Enviar um comentário