quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Uma raridade: pintura oval de meados do século 19

 

Na imagem acima estamos perante uma pintura a óleo sobre tela de autor anónimo. É de meados do século 19 e representa a baía da Praia Grande. O quadro é raríssimo a vários níveis. Primeiro pela dimensão (44 x 32 cm) e formato oval na vertical depois porque tem dois 'planos de leitura', uma característica que pouco se vê nas pinturas desta época. Nestas duas dimensões que o quadro apresenta temos ao fundo a silhueta da baía e em destaque duas mulheres num tancar à pesca.
Em primeiro plano duas mulheres pescam num tancar (ou tancá); ao fundo, para além do casario ao longo da baía, destaca-se o edifício da Igreja da Sé.
Para além de outras embarcações na baía pode ver-se ao fundo a bandeira de Portugal na época da monarquia frente ao Palácio do Governo. 
O tancar/tancá/sampana é uma pequena embarcação a remos e de fundo plano típica do sudeste asiático. Habitualmente manejadas por mulheres (as tancareiras) estas embarcações serviam não só para a pesca mas também para transporte de pessoas e pequenas cargas entre os ancoradouros e as embarcações de maior porte.



Sem comentários:

Enviar um comentário