terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Foral de Macau

Apesar de os portugueses se terem estabelecido na zona do Sul da China por volta de 1555/7 o Senado (forma de poder local) - só surgiria em 1583. Será a pedido do Senado que a Carta de Privilégios é concedida a Macau a 10 de Abril de 1586 pelo vice-rei da Índia, D. Duarte de Meneses e a ratificação pelo então monarca ibérico, D. Filipe I de Portugal (II de Espanha) ocorre em 1595. 
Macau fica assim com o título de “Povoação do Nome de Deus do Porto de Macau na China”. Nesta mesma data o Vice-Rei D. Duarte de Meneses passou um alvará, dando à Câmara de Macau poderes e faculdades para prover os seus oficiais por triénio e os de Escrivão de Juízes ordinários e dos órfãos em vida, excepto o ofício de Tabelião do público e judicial, por ser de provimento do Rei.
Macau ca. 1640. Desenho da autoria de Vicente Pacia feito na década 1940

D. João IV mandou acrescentar, muito mais tarde, em 1654, o epíteto "Não há outra mais leal", devido à forma como as gentes de Macau enfrentaram o período do domínio espanhol entre 1580 e 1640.
O dístico sobre o arco que dá acesso à escadaria de granito, no átrio do Leal Senado, em Macau, diz o seguinte: "Cidade do Nome de Deus, não há outra mais leal. Em nome d’El- rei nosso senhor Dom João IV mandou o capitão geral d’esta praça João de Souza Pereira pôr este letreiro em fe da muita lealdade que conheceu nos cidadãos d’ella em 1654." 
A partir de 1685, aparece como Nobre Cidade de Macau e, em 1810, a partir do Rio de Janeiro, onde a corte se encontrava exilada, o príncipe D. João (futuro D. João VI) assinou uma carta, concedendo o título de "Leal‟ à Câmara Municipal macaense que, a partir de então, e até à passagem da soberania do território, em 1999, passou a designar-se Leal Senado de Macau.
O documento do foral de Macau encontra-se na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Códice 247, da Divisão de Documentação Escrita, Secção do Poder Executivo com o título "Foral, Regalias e Privilégios Concedidos à Cidade de Macau, na China, 1596-1756." 
Faz parte da muita documentação levada de Portugal por D. João VI, aquando da transferência da Família Real para o Brasil (Rio de Janeiro) no período entre 1808 e 1821. 

Segue-se um excerto:
Conta este Livro de cento oitenta e seis meias folhas de papel de Holanda, contando desta, até à última em que está outro termo igual a este, todas numeradas, e rubricadas pelo Juiz Ordinário Vicente de Mata e o seu meio sinal que é Mata, para nele se tresladar o foral desta Cidade, regalias, e privilégios que sua Magestade que Deus guarde tem concedido a ela, desde a sua primeira fundação até ao presente, e os mais que adiante lhe conceder, para bem do que fiz este termo em que o dito Senhor se assinou comigo Manuel Pires de Moura Alferes, e Escrivão da Câmara desta Cidade de Macau do Nome de Deus na China aos vinte de Dezembro de mil setecentos e vinte anos. 
[Vicente da Mata] 
Treslado do Alvará de Sua Magestade pelo qual confirma os privilégios da Cidade.

Macau em 1840 por George Edward Madeley (1798-1858)

Eu o Rei faço saber aos que este alvará virem que por alguns respeitos que me a isso movem hei-de por bem de fazer mercê à nova Cidade de Macau nas partes da China de lhe confirmar os privilégios que o Vice-Rei Dom Duarte de Meneses lhe concedeu em meu nome, pelo que mando ao meu Vice-Rei, ou Governador das partes da Índia que agora é, e ao adiante fôr, que cumpram este Alvará como nele se contêm, o qual valerá como carta, e não passará pela Chancelaria, sem embargo das ordenações no 2.o Livro, em contrário, e vai por duas vias, Diogo de Sousa o fez em Lisboa a três de Março de noventa e cinco. Pedro Gomes de Abreu o fez escrever,- Rei- da Silva, faz Vossa Magestade mercê da nova cidade de Macau nas partes da China de lhe confirmar os privilégios que Dom Duarte de Meneses, lhe concedeu em nome de Vossa Magestade, e que este valha como carta, e não passe pela Chancelaria,- Registado Pedro Gomes da Abreu, fica assentado, e pagou nada. Sebastião Dias. Cumpra-se esta Provisão do Rei meu senhor inteiramente como se nela contêm, – Luís da Gama o fez em Goa 10 de Abril 1596: e isto senão entenderá na apresentação do cargo de Juiz dos orfãos sem expressa declaração, e mercê de Sua Magestade, o Vice-Rei – Cumpra-se este alvará do Rei meu senhor como nele se contêm; e isto não se entenderá nos cargos de Juiz, Escrivão dos orfãos, sem expressa provisão, ou ordem de Sua Magestade, e isto para me conformar com uma Instrução sua que trouxe no ano de 96: Luís da Gama o fez em Goa 24: de Abril de 1596: O Conde Vice-Rei. Cumpra-se esta Provisão do Rei nosso senhor como se nela contêm, Nuno de Mendonça- o qual alvará eu João Amado Escrivão da Câmara o subscrevi, e me assinei com os oficiais da mesa aos vinte dias de Outubro de seiscentos e onze. João Amado. 

Senhores 
Diz a Cidade de Macau que o Vice-Rei lhe tem feito merçê dos privilégios de que goza a Cidade de Évora, os quais estão na Câmara desta Cidade. PARA A.V.S. Ms. lhe faça M. mandar-lhes dar o treslado em forma autêntica para o mandar confirmar a Goa. E.R.M. Sý, como pede. Câmara a dez de Março 90. Os Juízes, e Vereadores, e mais Oficiais da Câmara desta Cidade de Santa Cruz de Cochim e &amp. Fazemos saber a todos os Corregedores, Ouvidores, Juízes, Justiças, Oficiais, e Pessoas a que o treslado dos privilégios de que esta Cidade goza for apresentado e o conhecimento dele com direito pertencer, em como a nós foi apresentada a petição atrás escrita da Cidade de Macau, pela qual nos pedia os privilégios concedidos à Cidade de Évora de que esta Cidade goza em forma autêntica, o que visto por nós lhes mandamos passar o treslado dos ditos privilégios assim, e da maneira que nesta Câmara estão e se incorporou neste Livro e é todo o seguinte. 
A quantos esta certidão autorizada por ser a ela E em toda a parte dever de dar crédito virem. O Doutor Dinis Rodrigues Cavaleiro da ordem de Xpõ Juiz de Fora com alçada por o Rei nosso senhor nesta muito nobre, e sempre leal Cidade de Évora, &ª
Rui Dias Cotrim, e Sebastião da Cunha, e Paio Rodrigues de Vila Lobos Fidalgos, e Vereadores em ela, e Rui Nogueira Cavaleiro, e Procurador, fazemos saber que por Fernão Pires morador em a Cidade Santa Cruz de Cochim na Índia como Procurador da dita Cidade nos foi dito, que o dito senhor tem outorgado, e feita merçê à dita Cidade de todos os privilégios, e liberdades, que esta dita Cidade tem, e que a ser desejavam seguir o regimento, e ordenança que se tem na governança dela, pedindo-nos que lhe quiséssemos mandar dar o treslado delas, ou por apontamentos de feição, que fizessem fé o que a dita Cidade tem, e do que se usa, e pratica nela. E visto seu requerimento, e por nos parecer justo lhe mandamos dar o treslado que adiante vai escrito sob nossos sinais, e selo da dita Cidade do que ela tem, e se nela usa; E porque de algumas coisas outras que têm em particular, que não podem servir para outra parte senão somente em a dita Cidade, pareceu escusado. E das que vão são ao adiante escritas. (...)

Nota: Existe na Sociedade de Geografia de Lisboa uma Cópia do livro "Foral de Macau" mandado extrair por João José da Silva, Juiz de Direito da Comarca de Macau, em 1888.

Sem comentários:

Enviar um comentário