segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Regresso a 1965 e ao Hotel Matsuya

A viagem que proponho é até Macau de 1965 quando foi inaugurado o Hotel Matsuya, nome que advém do facto do investimento ser parcialmente de origem japonesa registada com o nome "Empresa Hoteleira e Turismo Matsuya Limitada".
O edifício foi construído num terreno (em regime de concessão) junto ao hospital S. Januário com uma vista magnífica sobre os aterros do Porto Exterior, onde já funcionava o novo terminal marítimo de passageiros. 
A STDM ganhara poucos anos o exclusivo do jogo, os turistas chegavam em cada vez maior número, mas os hotéis eram poucos (Bela Vista, Estoril, Caravela, Riviera e Central eram os poucos que existiam) face a tanta procura, de Hong Kong sobretudo, mas também do Japão.
Na primeira campanha de publicidade o mote era: 
"Hotel Matsuya - Brand spanking new, 1965. Terrace and rooms overlook the Outer Harbour and Pearl River”
"Hotel Matsuya - Novíssimo, 1965. Terraço e quartos com vista para o Porto Exterior e o Rio das Pérolas ”
O "novíssimo" hotel tinha 37 quartos duplos e 3 singles. Ficava no nº 5 da Calçada de S. Francisco (anos mais tarde redenominada para Estrada de S. Francisco) com o número de telefone 5466. Frente à entrada 'passava' o Grande Prémio (desde 1954), uma ligeira curva que iria ficar conhecida pelo nome do hotel.
O Matsuya teve a particularidade de poucos anos depois de abrir criar a sua própria agência de viagens e turismo, a “Hi-No-De Torus" a que mais tarde juntou o nome "Caravela" (nome de uma pousava na Av. da República que o hotel passou também a gerir). A agência contava com 15 autocarros de turismo (12 com ar condicionado) e guias que falavam português, inglês, cantonense, japonês, mandarim e espanhol.
Nos primeiros anos de actividade os preços por noite variavam entre as 45 e as 110 patacas (quartos duplos) e as 55 patacas (single).

Na edição de 1968 do "Fodor's Guide to Japan and East Asia" pode ler-se: 
"Matsuya, on the edge of the Guia circuit, new , with a terrace overlooking the outer harbor."
"Matsuya, no limite do circuito da Guia, novo, com terraço com vista para o porto exterior."

Em 1969 o "New Horizons World Guide" escrevia:
"There are several new hotels in Macao: Estoril, Caravela, Matsuya and Villa Taiyip. The veteran Central has been reconditioned and traditional hotels like the Pousada de Macau, Bela Vista and Riviera offer comfortable accommodations." 
“Existem vários novos hotéis em Macau: Estoril, Caravela, Matsuya e Villa Taiyip. O veterano Central foi restaurado e hotéis tradicionais como a Pousada de Macau, Bela Vista e Riviera oferecem acomodações confortáveis.”


Nesse mesmo ano de 1969 o Matsuya era considerado a melhor "hospedaria" de Macau pela Saturday Review, que diz ter 47 quartos: 
"Macao's luxurious hostelry is the Matsuya, with only forty-seven rooms."
"A hospedaria luxuosa de Macau é a Matsuya, com apenas quarenta e sete quartos."
No ano seguinte, 1970, o guia "Golden Guide to Hongkong and Macau" refere 41 quartos e descreve assim o hotel:
"The comfortable Matsuya, a modern hotel on Guia Hill, possesses a fine terrace which is popular for drinks."
"O confortável Matsuya, um hotel moderno no Monte da Guia, possui um belo terraço que é popular para bebidas."
O "Pan Am's World Guide" de 1974 refere:
"Another recommended hotel is the Matsuya, Calcada San Francisco (from US$ 20 double). 
"Outro hotel recomendado é o Matsuya, na Calçada de S. Francisco (preço desde 20 dólares dos EUA para quarto duplo)"
Nesse ano de 1974, em Outubro, é inaugurada a Ponte para a Taipa e o facto não foi esquecido pela publicidade do hotel (em inglês):
"A four-storey hotel overlooking the Outer harbor and the bridge to Taipa, past the former fortress of San Francisco, and the road leading to the Hospital of Sao Januario. Facilities: terrace cafe for al fresco meals, dining room, bar."
"Um hotel de quatro andares com vista para o porto exterior e a ponte para a Taipa, além da antiga fortaleza de São Francisco e a estrada que leva ao Hospital de São Januário. Instalações: esplanada para refeições ao ar livre, sala de jantar, bar."
Este mini-folheto do Hotel Matsuya é da década de 1960
Nota: Na década de 1980 tive a oportunidade de visitar parte do hotel e recordo a decoração à moda japonesa bem como um pequeno jardim do mesmo estilo.
O Matsuya viria a fechar portas na década de 1990. Em 2001 a concessão do terreno onde estava o edifício não foi renovada e a propriedade passou para o Governo de Macau.

Sem comentários:

Enviar um comentário