domingo, 20 de dezembro de 2020

"Avizo" do Governador em 1851

Acabado de tomar posse como Governador de Macau, Timor e Solor a 3 de Fevereiro de 1851, Francisco António Gonçalves Cardoso (1800-1875) manda publicar o seguinte "avizo" no Boletim da Província de Macau, Timor e Solor a 8.2.1851:
"São prevenidas as pessoas que quizerem fallar a S. Exa. o Governador sobre negocios d'interesse particular, que o poderão procurar nas Segundas e Quintas feiras, das oito horas da manhã até à uma hora da tarde, mas para os de interesse geral e principalmente os de urgencia estará prompto a qualquer hora. - Macao, 3 de Fevereiro de 1851 - António José de Miranda, Secretario do Governo."
O Conselheiro (real) e Capitão de Mar-e-Guerra, Francisco António Gonçalves Cardoso chegou a Macau a 26 de Janeiro de 1851. Foi nomeado por Decreto de 17 de Outubro de 1850, sucedendo ao Conselheiro e Capitão de Mar-e-Guerra Pedro Alexandrino da Cunha, que morrera em Macau. 
O governador nomeado veio de Hong Kong e o desembarque da corveta D. João I (imagem acima) ocorreu ao meio-dia, no cais chamado do Governador (na Praia Grande, frente ao Palácio do Governo e das Repartições que ainda não era o que hoje se conhece por esse nome - é onde está actualmente o antigo Tribunal). Após a recepção no Palácio do Governo ouviu missa na capela do Palácio e à noite participou num jantar com a presença dos membros do Conselho do Governo e da Câmara Municipal, Cônsules, Comandantes das Corvetas e Fortalezas e demais autoridades.
Foi investido na posse do Governo a 3 de Fevereiro de 1851, pelas cinco da tarde, na porta principal da Fortaleza de S. Paulo do Monte, como era tradição, recebendo do Conselho do Governo a chave da dita Fortaleza e o bastão, símbolos da posse do Governo do território. 
Depois da posse o governador dirigiu-se à Igreja da Sé onde depositou o bastão aos pés da Nossa Senhora da Conceição (padroeira de Macau) e onde se cantou um solene Te-Deum com a presença do Bispo D. Jerónimo da Mata. O dia terminou com uma recepção no Palácio do Governo. 
Teve um dos mandatos mais curtos da história dos governadores de Macau - nove meses - sendo exonerado do cargo a 18 de Novembro do mesmo ano em que tomou posse.
Francisco António Gonsalves Cardozo (nome original), era natural de Aljubarrota onde nasceu a 9 de Fevereiro de 1800.
Alistado na Academia de Marinha, completou o curso em 1821 dando início a uma carreira de 50 anos que o levou até ao posto de Contra-Almirante.
Foi ainda Governador-Geral da Província de Angola e recebeu várias condecorações:
Título do Conselho de Sua Magestade, Cavaleiro da Ordem da Torre e Espada, Cavaleiro de Nossa Senhora da Conceição, Cavaleiro e Comendador da Ordem de São Bento de Aviz, Oficial da Legião de Honra (França), Oficial da Ordem da Roza (Brasil), Comendador da Ordem do Leão Neerdelandêz (Holanda), Grã-Cruz da Ordem de Isabel a Católica (Espanha).
No final da vida foi Ajudante de Campo de Sua Majestade El-Rei o Senhor D. Luiz 1º. Morreu a 24 de Fevereiro de 1875.

Sem comentários:

Enviar um comentário