domingo, 30 de junho de 2019

Carta Chorographica das Possessões Portuguezas ao sul do imperio da China

Em baixo a "Carta chorographica das possessões portuguezas ao Sul do Império da China" feita e desenhada pelo Tenente Ramiro Barbosa, oficial do exército português.
O mapa representa os territórios e possessões portuguesas (cor de rosa no mapa), inclui uma rosa dos ventos e mostra com precisão as coordenadas de Macau. Ramiro da Rosa, oficial do Exército, era também sócio (nº 1854) da Sociedade de Geografia de Lisboa e esta é uma edição da SGL datada de 1891 tendo a "carta" as dimensões: 59x59cm.

Um artigo sobre este tema está incluído no Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa: Série 10, nº 6-7 (Jun.-Jul. 1891).
Escala 13:500 000 - Coord.: Lat. 22º 3’ – 22º 16’ Norte/Long. 113º 25’ – 113º 39’ Este. 
No canto inferior direito é uma rosa dos ventos e a escala gráfica e no canto inferior esquerdo a latitude e longitude de Macau. 
Na legenda: Fortalezas; Territorios Portuguezes; Dos Chinas. Na margem inferior direita: 1891 – Lithografia da Imprensa Nacional.
Entre as referências geográficas surge "Heongsan" (do lado de lá da Porta do Cerco), a ilha da Lapa/Patera, a ilha D. João/Macarira, as "nove Ilhas" e a ilhas da Taipa e "Colovane".

2 comentários:

  1. o território de Macau ainda não tinha crescido com os vários aterros !?

    ResponderEliminar
  2. Nesta altura ainda não; apenas alguns de pouca monta no Porto Interior; os mais significativos seria nas primeiras duas décadas do século 20.

    ResponderEliminar