quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Mapas "Jesuítas"

Este mapa de ca. 1650 e tem como título "Royaume d'Annan Comprenant les Royaumes de Tumkin et de la Cocinchine" - "Designe par les Peres de la Compagnie de Jesus." Traduzido será "Reino de Annan incluindo os reinos de Tunkin e da Conchichina - Desenhado pelos padres da Companhia de Jesus". A 'gravação' é de Jean Somer e foi feita para Nicolas Sanson, historiador e cartógrafo (1600-1667) and Pierre Mariette, editor, colecionador e negociante de arte (1596-1657). O mapa abarca uma parte da Ásia, de Macau ao Cambodja, centrado no sudeste e em particular o Vietname. Feito com bastante detalhe mostra as regiões onde existiam missões dos jesuítas.
Detalhe da localização de Macau e versão a cores
Curiosidade: Um mapa do "Rouyame de la Chine"/Reino da China publicado em 1652 por Sanson não inclui a indicação de Macau.
Noutro mapa (ver imagem), de 1656 com o título "La Chine Rouyame" já surge o nome "Macao". 
Em baixo mapa "Abbrege de la Carte de la Chine du R.P. Michel Ruggiery Jesuiste", 1670.
Reprodução em 1670 de um mapa da China pelo jesuíta Michele Ruggieri onde assinalei Macau.
Michele Ruggieri (1543-1607) foi um padre jesuíta italiano e um dos fundadores das missões jesuítas na China, juntamente com Matteo Ricci, entre outros. Ruggieri foi dos primeiros a elaborar mapas da China a partir de fontes chinesas.

Voltarei aos mapas "jesuítas" muito em breve...

Sem comentários:

Enviar um comentário