segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Chorographia de Portugal Illustrada: 1893


Chorographia de Portugal Illustrada
1ª Edição, 1893
Lisboa: Guillard, Aillaud & Cª 
1 atlas + 55 páginas de texto e imagens + 20 mapas; Ilustrado e brochado.
de António Ferreira Deusdado (1858-1918)
Além de 50 gravuras referentes ao Continente e às Colónias Portuguesas, integra ainda 20 mapas a cores, em separado uns e outros nas páginas do texto:
Mapas de Portugal orográfico, hidrográfico, hipsométrico, geologico, dialectológico e político...
Mapa mundo com localização das colónias; 
Mapas dos arquipélagos dos Açores, Madeira e Cabo Verde; Mapa do distrito da Guiné; Mapas das Ilhas de S. Tomé e Príncipe; Mapas de Angola, Moçambique, Goa, Damão, Diu, Macau e Timor; Mapamundi: Portugal e suas colónias.

Posição geographica e limites:
Esta província consta da cidade de Macau na China, e de metade da ilha de Timor na Oceania, com a pequena ilha de Pulo-Cambing.
Macau está situado a 22" li' de lat. N. e a 122" 45' de long. E. de Lisboa. Faz parte da ilha Kiã-Chan na entrada do rio de Cantão, denominado também Si-Kiã. Ao sul de Macau ficam as ilhas de Taipa e de Coloane; pertencem também a Portugal, assim como a ilha de D. João.  A parte que nos pertence da Ilha de Timor está entre as lat. 8° 20' e 40° 9* S., e as long. 134° e 136°20' E. de Lisboa. O resto da ilha pertence aos Hollandezes.
Aspecto physico e clima:
A provincia de Macau é accidentada por alguns montes, e o seu clima é muito saudavel; comtudo ha febres paludosas, causadas pelas emanações dos terrenos que as marés deixam a descoberto.  (...)
Configuração do litoral:
A E. da ilha de Macau fica a bahia de Macau a que ali chamam rada de Macau, onde fundeiam os navios de maior lotação. Do lado O. fica o porto interior, formado pelo canal que communica com o rio de Cantão. (...)
Orographia:
Notam-se na peninsula de Macau alguns montes graníticos, que se levantam sobre a costa E. O mais elevado é o do Guia, a NE. da cidade, com 106 metros. A Ilha da Taipa tem uma montanha de 102 metros, e a ilha Kai-Kó eleva-se a 170 metros. (...)
Divisão administrativa:
A província divide-se em dois districtos: o de Macau e o de Timor. O districto de Macau forma dois concelhos o de Macau e o da Taipa e Coloane. O districto de Timor forma com a ilha de Pulo-Cambing um governo subalterno. Esta província é administrada por um governador de provincia, que è também governador do districto de Macau. O concelho da Taipa e Coloane é governado pelo comandante da Taipa. Um governador subalterno administra o districto de Timor.
A cidade de Macau, capital de toda a província, tem 72.000 habitantes. Constitui um município, cuja gerencia está confiada ao Leal Senado de Macau. É defendida pelas fortalezas do Monte, da Guia, da Barra, do Bom Porto, de S. Francisco, de S. Pedro e de D. Maria II. (...)
Producções:
A peninsula de Macau, sendo occupada pela cidade, nada produz, importando do território vizinho tudo o que precisa para o seu consumo. (...)
Commercio e Portos:
Importa Macau ópio em bruto, tecidos de algodão, sedas, chá, bebidas alcoólicas. A exportação consiste em chá, opio preparado, sedas, artefactos chinezes.
Macau é porto franco. O seu commercio faz-se principalmente com Hong-Kong, Cantão, Batavia e Goa.
Pertencentes á diocese de Macau ha o vicariato geral de Timor, que administra eclesiasticamente aquella nossa possessão, e o vicariato geral de Malaca, que compreende as missões de Malaca e de Singapura, as quaes possuem diversas egrejas, capcllas, ecollegios. A companhia de Jesus tem em Macau uma estação de quatro padres missionários e um irmão auxiliar, alem das missões de Hainão e Hiangsão as ilhas circumvisinhas, e deTimor.
Instrucção publica:
A instrucção especial é ministrada no seminário diocesano de Macau e n'uma escola de pilotagem na mesma cidade. A instrucção primaria tem duas escolas para o sexo masculino e duas para o feminino. Em Timor apenas existe uma escola primaria para o sexo masculino.
Organisação judicial e militar:
Comprehende duas comarcas: uma em Macau, outra em Dilly, dependentes da relação de Goa. A força militar é constituída por uma companhia de artilheria de guarnição, destinada a guarnecer as fortalezas e pontos fortificados da referida cidade e suas dependências, um corpo de policia, e um batalhão formado de nacionaes. A força militar em Timor é de cinco companhias formadas pelos habitantes, com o nome de companhias dos Moradores de Timor.
População e superfície:
A população de Macau está avaliada em 72,000 habitantes e uma superfície de 375 hectares. (...)
Historia:
Foi em 1557 que os portuguezes obtiveram do imperador da China a concessão da peninsula de Macau, em reconhecimento dos serviços por elles prestados no exterminio dos piratas que infestavam aquellas costas. Foi Fernão Magalhães que descobriu a ilha de Timor em 1522. Em 1640 os hollandezes apoderaram-se da parte da ilha de Timor que ainda hoje possuem. Pelo tratado de 1850 cedemos á Hollanda os direitos que tínhamos sobre as ilhas das Flores, de Solor e Adenara, ficando definitivo o nosso domínio na ilha de Timor na região denominada dos Bellos e sobre a ilha de Pulo-Cambing.


Sem comentários:

Enviar um comentário