quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Memórias de Álvaro de Moraes


“Macau, era, quando lá estive, entre 1949 e 1961, uma cidade cheia de encanto – pelo menos para mim (...) numa idade em que se é excepcionalmente receptivo à novidade e ao exotismo. (…) Fui como médico militar, na sequência de uma conversa, na Bijou, com um meu amigo que, sabendo da necessidade que eu tinha de começar a ganhar a minha vida e cortar o cordão umbilical familiar, ele falou, sem grandes pormenores, do exotismo daquelas paragens. Num dos repentes que às vezes me dão, fui aos Restauradores e ofereci-me como voluntário. (…)
Médico cirurgião, Álvaro Ferrão Antunes de Moraes, foi para Macau em 1949 como médico voluntário da guarnição militar do território. Em 1951 foi nomeado cirurgião militar. Em 1955, concorreu ao lugar cirurgião dos Serviços de Saúde de Macau. Durante os 12 anos que viveu em Macau, além da clínica privada (consultório de clínica geral na Travessa do Paralelo, n.º1); trabalhou ainda no Hospital de S. Rafael e na Clínica Anticancerosa Lara Reis, tendo nesta última chegado a ser o responsável máximo.
Sugestão de leitura: "Macau Memórias Década de 1950". Edição L.O. 1994.

Sem comentários:

Enviar um comentário