sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Matchbox "Made in Macau"

Se um dia ao pegar num carrinho de brincar encontrar a expressão "Made in Macau" tem de ler este post para perceber a razão...
Os primeiros modelos (cima) e os  modelos"Made in Macau" (baixo)

Criada em 1953 no Reino Unido, a Matchbox (o nome advém do facto dos primeiros produtos serem embalados num invólucro idêntico ao das caixas de fósforos - primeira imagem), empresa de fabrico de brinquedos, tem parte da sua história ligada a Macau, quando a produção esteve instalada no território na década de 1980. (em cima um modelo produzido no território em 1988).
Nesta altura foi também aberta uma fábrica na China - para onde a produção transitou de Macau em 1992 - pelo que é relativamente fácil encontrar o mesmo modelo de brinquedo fabricado nos dois locais. Actualmente a Matchbox pertence à Mattel.
Na década de 1980 este tipo de indústria floresceu em Macau: desde as flores artificiais aos brinquedos e produtos electrónicos foram criadas 32 novas empresas só nos primeiros dois anos dessa década.

Modelo fabricado em Macau em 1981



PS: Inspirados pelas corridas do Grande Prémio de Macau, onde vivem, António Leong e Daniel Liu criaram em 2013 no território a Beemax, uma empresa que produz kits de carros de corrida. Os produtos são desenhados em Macau e construídos na China continental. Produzem cerca de 50 a 60 mil produtos/ano num total de 22 modelos diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário