domingo, 5 de janeiro de 2025

"Cascata do jardim público, em S. Francisco"

"A cascata do jardim publico, em S Francisco, acha-se já concluida. Ficou graciosa. Hontem - domingo - á hora da musica ja funccionou experimentando-se differentes jogos d'agoa de bonito effeito. Parece porem que não seria mau que os tubos conductores fossem de mais largo diametro para que os jorros da cascata se tornassem mais abundantes. Ouvimos dizer que se farão essas pequenas alterações."
in Boletim da Província de Macau e Timor, 23.3.1868

O jardim foi o primeiro de carácter público da cidade. Remonta a 1860, tinha dois pisos, murete e vários portões de acesso. No postal acima pode ver-se do lado esquerdo o murete do lado da Praia  Grande e um dos portões.
Na edição de 1 de Abril de 1882 do jornal O Macaense menciona-se a cascata do "Jardim Publico".
Os aterros da Praia Grande nas décadas 1920/30 fizeram com que o jardim de S. Francisco deixasse de ser murado junto à linha de costa. 
O chamado pavilhão octogonal ali construído por volta de 1928 para café/salão de bilhar seria comprado na década de 1940 por Ho Yin que transformou o espaço em biblioteca (a estrutura do edifício foi aumentada) e doou ao território. No lado junto à Rua do Campo foi feita uma nova rua, a de Sta. Clara (referência ao convento com esse nome que ali existiu), que vai do Clube Militar até ao Cineteatro e passou a dividir em duas partes o jardim. Ao mesmo tempo a Rua da Praia Grande (só passou a ser avenida na década de 1980) passou a ter um cruzamento com a rua do Campo e passou a ligar, entre outras, com a Estrada de S. Francisco e outros arruamentos novos criados nos aterros.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário