quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Caracteres chineses na fachada das Ruínas de S. Paulo

Fachada da Igreja de São Paulo de Macau (Ruínas de São Paulo)
澳門聖保祿教堂 (大三巴) 正立面
A fachada está repleta de figuras simbólicas e também alguns caracteres chineses.




No painel simétrico ao da nau, a Virgem sobre a hidra de sete cabeças, onde aparece a inscrição em caracteres chineses que significa: "Nossa Senhora esmaga a cabeça do dragão.
Uma inscrição vertical em caracteres chineses: "O demónio tenta o homem para praticar o mal"
O esqueleto a simbolizar a morte (3ª fileira) tem ao lado a inscrição em caracteres chineses 念死者為無罪 - "Lembra-te da morte e não pecarás".

Excertos do artigo "A Igreja do Colégio da Madre de Deus (ou de S. Paulo) em Macau, 1601-1640", da autoria de Gonçalo Couceiro, publicado na Revista de Cultura, Jan./Mar., 1997, Macau.

"(...) Dedicada à Mãe de Deus (Mater Dei), Nossa Senhora da Assunção, o novo templo foi inaugurado em 1603 na manhã da véspera de Natal. Depois de celebrada a última missa na capela que servira provisoriamente, transportou-se para o novo templo o Santíssimo Sacramento em solene procissão, onde foram todos os padres e irmãos, seguindo atrás muita da população de Macau.
A primeira missa foi aí celebrada pelo P.e Alessandre Valignano, havendo na noite de Natal "várias invenções de fogo", Matinas e Missa Cantada. Todos festejaram a conclusão do novo templo erigido devido ao patronato dos comerciantes e população deste porto, tendo-se gasto, até essa data, cerca de sete mil taéis.
A nova igreja tinha três naves, correspondendo às três portas da frontaria, três capelas: a Capela Mor, a Capela de Jesus, do lado do Evangelho, e a Capela das Onze Mil Virgens, no lado oposto. No cruzeiro ficavam os dois altares, o Altar do Espírito Santo, do lado do Evangelho, e o Altar de S. Miguel Arcanjo, do lado da Epístola.
Os arcos da Capela Mor e das duas capelas colaterais foram os primeiros arcos de volta perfeita que se fizeram em Macau, todos feitos de pedra branca gravada.
A igreja tinha uma cobertura de madeira e telha, que era apoiada em oito grossas colunas de madeira, e todo o tecto em trabalho de talha executada pelos chineses, trabalho que impressionou o viajante inglês Peter Mundy, que considerou o tecto desta igreja como o mais bonito arco que se lembra de ter visto, relatando-o como "excellent workmanship, done by the Chinese, carved in wood, curiously built and painted with exquisite colours, as vermilion, azure, etc." O tecto era forrado com caixões quadrados e tinha grandes rosas de muitas pétalas sobrepostas, em talha de madeira, com cerca de 90 centímetros de diâmetro e pendentes em relevo com a mesma dimensão.
A igreja da Madre de Deus, ou de S. Paulo, acabada de construir em 1603, era um templo amplo, com uma torre sineira lateral, encimada por um terraço, donde se avistava toda a cidade e a barra do porto de Macau. (...)"

Sem comentários:

Enviar um comentário