terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Espólios de antigos governadores

Parte dos espólios pessoais de Nobre de Carvalho (1967-1974), Garcia Leandro (1974 a 1979) e Vasco Rocha Vieira (1991-1999), antigos governador de Macau, vai muito em breve poder ser consultada na biblioteca e arquivo do Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa. A iniciativa, apoiada pela Fundação Jorge Álvares (FJA), bem como a assinatura dos protocolos, é apresentada hoje em Lisboa.
Retrato de Januário Correia de Almeida
Governador de Macau 1872-1874

Em declarações ao jornal Hoje Macau, Celeste Hagatong, presidente da FJA, revelou que "A fundação suportou os custos das obras de adaptação de uma das salas do CCCM para acolher o Fundo Documental dos Governadores de Macau, bem como o necessário equipamento para garantir as condições exigidas para a guarda de tão valiosos espólios, assim como os custos com o transporte e classificação da documentação que aí vai ser depositada."
Ao mesmo jornal Celeste Hagatong disse ainda que no próximo ano - no 25º aniversário da FJA - será criada a Galeria dos Governadores. O espaço também vai ficar instalado no edifício do CCCM e servirá para serem expostos os retratos de todos os antigos governadores portugueses de Macau. Estas obras estavam expostas no Palácio do Governo em Macau e foram enviadas para Lisboa em 1999 estando desde então guardadas nas instalações do CCCM.

1 comentário:

  1. Fiquei a conhecer que existe em Lisboa
    o Centro Científico e Cultural de Macau
    Para que a história não seja esquecida

    ResponderEliminar