Em 1841 um total de 13 estudantes frequentavam a "Real Aula das Primeiras Letras" cujo "mestre" era Joaquim Gil da Costa Pereira.
Estavam divididos em três classes e aprendiam Grammatica Portugueza, Arithmetica, Latim, Doutrina Christã/Cathecismo, escrita, leitura e contas.
Na época não havia ensino oficial (surgiu no últimos quartel do século 19) e, para além da educação dada nas instituições religiosas - no Seminário de S. José havia por exemplo a Aula Nacional de Gramática Portuguesa e Latina - havia os professores privados. Veja-se este anúncio de 1846:
"O abaixo assignado anuncia ao Público, que elle vai pôr huma aula de primeiras letras como ler, escrever, e contar, na feitoria que foi do deffuncto Francisco António Pereira Thovar, e terá princípio em 1º do mês vindouro; qualquer Sr. que queira utilizar-se do pequeno préstimo do ditto abaixo asignado, pode dirigir-se a elle, ou mandar os seus pequenos com seu bilhete; a aula de manhã principiará às 8,30 horas e acabará às 11 e meia, de tarde às 3 athé 5 e meia; pelo seu trabalho hé uma pataca por mês, ou conforme a possibilidade da pessoa. Macau, 25 de Fevereiro de 1846. Francisco X. H. Rebello Freire".
Sem comentários:
Enviar um comentário