Macau era um dos circuitos preferidos do piloto britânico David Purley (1945-1985) que na década de 1970 participou em três edições do GPM. Estreou-se em 1973 na Fórmula 1 participando em 11 provas. Uma carreira curta mas que deixaria marcas... Abandonou o automobilismo no final da década de 1970 após um gravde acideente, passando a dedicar-se à sua outra grande paixão, a aviação. Morreu em 1985 durante uma prova de acrobacia.
Participações no GPM:
1 Dezembro 1974 (21ª edição da prova)
Nos treinos foi o melhor dos 15 pilotos. Na prova ficou em 2º (36 voltas) num Chevron B27 - Ford twin cam atrás de Vern Schuppan (40 voltas).
16 Novembro 1975 (foto acima)
Modus M3 - Ford BDA, da Team Harper com o nº22. Partiu em 1º lugar da grelha de partida mas acabou por abandonar a prova.
14 Novembro 1976
Modus M3 - Ford BDA - Team Harper. Partiu do 6º lugar da grelha de partida (tempo qualificação 2m 30.89s) mas acabaria por abandonar. O vencedor foi Vern Schuppan que completou as 40 voltas em 1h 38m 54.69s ao volante de um Ralt RT1/75 - Ford BDA da equipa Theodore Racing de Teddy Yip.
Curiosidade 1: Em Julho de 1973 durante uma corrida de F1 Purley parou e saiu do seu carro para prestar ajuda a outro piloto que se tinha despistado de forma violenta. Infelizmente os seus esforços foram em vão, mas o seu gesto ficou para a história.
Curiosidade 2: Um Chevron B27 em que correu Purley tendo subido ao segundo lugar do pódio pode ser visto actualmente no Museu do Grande Prémio de Macau (à esquerda na imagem acima).
Sem comentários:
Enviar um comentário