terça-feira, 16 de maio de 2023

Recordando a Avenida Vasco da Gama

O traçado do que é actualmente a Avenida de Sidónio Pais - sensivelmente - foi inaugurado em Maio de 1898 e denominado Avenida Vasco da Gama. Começava na Rua do Campo. Desses tempos, restam hoje os jardins da Vitória e Vasco da Gama.
Informação adicional sobre o Jornal Único

"Ao longo da Avenida corriam dois parques de árvores de S. José (Ficus chloro-carpas) que lhe davam um aspecto bucólico de frescura campestre. (…) Do lado N. a Avenida terminava pelo Jardim da Vitória , que era de forma circular com 58 m de diâmetro, sendo torneado pela rua central da Avenida."
Padre Manuel Teixeira in "Toponímia de Macau"
"Essa avenida, que com mais propriedade, se deveria chamar alameda ou mesmo pequeno parque, tinha 500 metros de comprimento e 65 de largura. Progressivamente, a partir de 1935, foi retalhada para receber equipamentos urbanos como o campo desportivo do Tap Seac, as escolas primária oficial Pedro Nolasco da Silva e Luso-chinesa Sir Robert Ho Tung, uma piscina municipal e mais tarde, uma unidade hoteleira (Hotel Estoril)."
António Estácio e António Saraiva in "Jardins e Parques de Macau"

2 comentários:

  1. essas avenidas já eram surpreendentemente enormes!
    num território relativamente pequeno!

    ResponderEliminar
  2. é verdade... 0,5 Km de extensão num território com uma área de cerca de 10/12 Km2 na época; a zona tinha sido alvo de múltiplos aterros para resolver problemas de terrenos pantanosos; na altura a zona era considerada muito afastada do centro e permitia o que se avizinhava a expansão do núcleo urbano, o que veio de facto a acontecer na primeira década do século 20.

    ResponderEliminar