terça-feira, 9 de novembro de 2021

Chinae... nova descriptio by Ludovicus Georgius (1584)

"Chinae, olim Sinarum regionis, nova descriptio. Auctore Ludovico Georgio" é o título em latim deste 'mapa' publicado em 1584 em Antuérpia e que é considerado a primeira "carta" europeia da China. 
Macau surge identificado como "Macoa" junto a "Cantam" (Cantão). Pode ainda ver-se, por exemplo, a Muralha da China, sendo muito provavelmente o primeiro mapa produzido no Ocidente com esta representação. O mapa inclui ainda as Filipinas e o Japão.
O autor, Ludovicus Georgius, é ao que tudo indica o cartógrafo português Luiz Jorge de la Barbuda: (1564?-1613?) - baseando-se em fontes jesuítas - e que esteve também na base do mapa da China incluído no Theatrum Orbis Terrarum, publicado por Abraham Ortelius em 1584. Nesta edição inclui no verso um pequeno texto com uma descrição da China tendo por base o livro de Bernardino de Escalante, "Discurso de la navegacion que los Portugueses hacen a los Reinos y Provincias de Oriente, y de la noticia que se tiene de las grandezas del Reino de la China", de 1577.
A 'espanholização' do nome deve-se ao facto do cartógrafo estar ao serviço do rei de Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário