quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Vinho Chinês: lojas, fábricas e museu

A Tai Cheong (junto à Estrada do Repouso), fundada em 1941, e a Cheóng Ón na Rua de S. Paulo (já encerrada) são das últimas memórias da indústria do vinho em Macau.
Na década de 1950 chegaram a existir 44 fábricas de vinho de arroz e mais de uma centena de lojas de venda a retalho. Na década de 1980 eram apenas 21 fábricas e cerca de uma dezena de lojas. 
A fábrica "Hang Fong - Vinho Chinez", na imagem abaixo, ainda laborava na década de 1980.
Fábrica Wing Lei Vai no nº 11 da Praça Ponte e Horta
Vinho "Wing Fung Hong - Made in Macau"
Recibo da Tai Cheong: a loja ainda existe; a fábrica encerrou em 1987.
e postal de uma "Old Wine House" na Rua da Erva
Existem diversos tipos de vinho chinês. Ficam apenas alguns exemplos:
- O chamado vinho amarelo, huangjiu, é uma bebida alcoólica preparada com uma massa feita com cereais, como arroz, painço ou trigo, a que se adicionam culturas de bactérias e leveduras próprias para a fermentação alcoólica. -O Mijiu (米酒) é o nome genérico para as bebidas à base de arroz fermentado.
- O Jiu Niang é um vinho baseado em arroz glutinoso, a que se junta uma grande lista de ervas medicinais chinesas e um vinho de arroz destilado.
- O vinho de Shaoxing (绍兴酒) é o mais conhecido internacionalmente; é usado, tanto para cozinhar, como para beber; tem uma coloração avermelhada obtida pela levedura de arroz vermelho.
 Loja Chung In na Travessa do Melro: neste anúncio surgem marcas de vinho do Porto e Brandy portugueses.
Fábrica de vinho: foto década 1980
Situado no Centro de Actividades Turísticas, ao lado do Museu do Grande Prémio de Macau, o Museu do Vinho de Macau foi inaugurado a 15 de Dezembro de 1995.
Um dos objectivos deste museu é permitir ao visitante contactar com a importância social, económica e cultural que o vinho tem na tradição portuguesa, vida quotidiana e nos rituais de celebração. A produção de vinho na China também está contemplada no espaço museológico.
 
Entre os milhares de vinhos expostos das várias regiões demarcadas de Portugal - também há da China - o mais antigo é um vinho do Porto de 1815.
 Estão também expostos manequins com trajes regionais de diversas regiões de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário