sexta-feira, 5 de novembro de 2021

"A Ópera Chinesa": exposição no Museu do Oriente

Um total de 280 peças entre trajes ricamente decorados, perucas, toucados, modelos de maquilhagem, marionetas, gravuras, pinturas e instrumentos musicais, bem como fotografias e vídeos, dedicados à Ópera Chinesa, constituem a nova exposição permanente do Museu do Oriente .
A ópera chinesa está ligada, desde as origens, à religião, cumprindo funções rituais como o exorcismo de demónios e espíritos malignos. Alguns destes ritos podem ainda hoje ser observados, em comunidades rurais do sul da China. Os principais teatros exorcistas, Nuoxi e Dixit, estão representados nesta mostra através de máscaras, trajes e palanquins utilizados nas cerimónias.
Considerada um dos tesouros culturais da China, a ópera tradicional surgiu em finais do século XI, agregando elementos de formas artísticas bastante mais antigas. É uma síntese de várias artes, que engloba canto, música, fala, mímica, dança, técnicas de maquilhagem, acrobacia e artes marciais com manipulação de adereços como armas, barbas e leques
Emissão Filatélica "Máscaras da Ópera Chinesa": 1998
A Ópera Cantonense, um subgénero da ópera chinesa, tornou-se predominante na província de Guangdong, sendo também bastante apreciada em Hong Kong e Macau. As diversas associações de ópera chinesa existentes em Macau têm vindo a divulgar esta arte nomeadamente com representações de ópera chinesa junto aos templos onde, para o efeito, são montadas estruturas de bambu.
Emissão Filatélica "Usos e Costumes - Ópera Chinesa": 1991
Artigo sobre "um teatro chinês em Macau" publicado em 1866 no “The Illustrated London News” com duas ilustrações (pinturas) da autoria de Eduard Hildebrandt (1818-1868) feitas ca. 1862.

Sem comentários:

Enviar um comentário